Significado de Fórum

O que é Fórum:

Fórum, do latim forum, significa o espaço físico onde está localizado o poder judiciário, também conhecido por tribunais judiciais. Os fóruns são assembleias ou reuniões que têm o objetivo de discutir um tema em comum.

A palavra foro (com o som da primeira vogal aberta - fóro) é considerada sinônimo de fórum, embora não seja muito utilizada para definir o conceito original do termo na maioria dos textos disponíveis. A forma como se pronuncia a palavra foro pode alterar o seu significado. Quando a palavra “foro” é pronunciada com a primeira vogal fechada (fôro), pode estar relacionada com jurisdição ou alçada, por exemplo, um foro eclesiástico. Ou ainda, pode adquirir o significado de "âmbito".

Na antiga Roma, o "forum" era a praça pública das localidades, onde ficavam os prédios destinados aos serviços administrativos e judiciais, e ainda, os principais pontos de comércio. Era a região de maior importância, o centro econômico, religioso, social e político de cada localidade. Ainda hoje se utiliza a palavra fórum para fazer referência ao conjunto de espaços onde são administrados assuntos jurídicos.

Em um contexto mais contemporâneo, a palavra fórum também é empregada para designar um local virtual específico (um site ou blog, por exemplo), onde várias pessoas fazem comentários e debatem sobre um determinado tema.

Normalmente, os fóruns eletrônicos são espaços abertos na internet, onde o internauta pode expôr a sua opinião ou questionamento para outros usuários.

Fórum Social Mundial

O Fórum Social Mundial (FSM) é um evento que acontece todos os anos, e tem o objetivo de debater temas relacionados com o atual sistema capitalista-liberal das grandes multinacionais e os efeitos causados para o meio ambiente e as comunidades sociais.

O Fórum é estruturado por diversas organizações sociais em várias partes do mundo. A cada ano, o evento acontece em um país diferente.

Ver também:

Data de atualização: 22/12/2014.