Significado de Caleidoscópio

O que é um Caleidoscópio:

Caleidoscópio é um instrumento óptico que serve para criar efeitos visuais simétricos com o auxílio de um conjunto de espelhos e vidros coloridos.

Atualmente, além do valor recreativo que possui, o caleidoscópio ainda serve para fornecer padrões de desenhos para artistas, por exemplo.

Os caleidoscópios (ou calidoscópios) são objetos cilíndricos, feitos de metal ou de cartão, cujo fundo está revestido com espelhos e pequenos pedaços de vidros coloridos. Com a movimentação deste instrumento, o reflexo dos vidros nos espelhos cria uma mistura infinita de imagens com formatos e cores diferentes.

Caleidoscópio

Exemplo de como é um efeito óptico criado dentro de um caleidoscópio.

A partir do sentido figurado deste termo, um caleidoscópio também pode ser considerado qualquer tipo de objeto que produz imagens coloridas, com diferentes formas simétricas e em constante movimento.

Ver também: significado de Óptica.

Etimologicamente, a palavra caleidoscópio se originou a partir da junção dos termos gregos kallós (“belo”, “bonito”); eidos (“imagem”); e skopeo (“olhar para”, “observar”). Assim, o significado original da palavra grega seria “ver belas imagens”.

Origem do caleidoscópio

A invenção do caleidoscópio é atribuída ao cientista escocês David Brewster, em 1816. Inicialmente, este aparelho se popularizou unicamente como um brinquedo, devido aos efeitos visuais agradáveis que proporcionava ao observador.

Data de atualização: 05/05/2020.