Significado de Ilusão de Ótica

O que é a Ilusão de Ótica:

Uma ilusão de ótica ou ilusão de óptica envolve imagens que são percebidas pelo sistema visual de uma maneira e interpretadas de forma diferente no cérebro.

Enquanto o cérebro pode processar alguns dos atributos da imagem ou objeto, há aspectos que são enganosos e, portanto, levam a erros no processo perceptivo.

Tipos de ilusão de ótica

Existem três tipos geralmente reconhecidos de ilusões óticas. Estas são as ilusões literais, ilusões cognitivas e ilusões fisiológicas.

Ilusão de ótica literal

Quando a mente recebe informação visual, ela preenche detalhes ou lacunas que na verdade não existem. O olho e o cérebro escolherão e focalizarão objetos específicos que fazem com que parte da imagem apareça de um jeito ou de outro.

Dependendo do que o cérebro escolhe para focar, ele pode perceber duas imagens diferentes em uma, esse tipo de ilusão de ótica é a ilusão literal.

A imagem abaixo é um exemplo padrão de uma ilusão de ótica literal. O artista desenhou apenas a uma mulher jovem, de perfil.

Porém, como nossa mente usa bordas para identificar objetos e pessoas, vemos não só a mulher jovem desenhada, como traços de uma mulher velha, na mesma imagem.

mulhervelhaokExemplo de ilusão de ótica literal.

Ilusão de ótica cognitiva

Uma ilusão cognitiva refere-se ao tipo de ilusão que distorce o conhecimento e as suposições do experimentador em relação a um elemento ou objeto físico e seu ambiente.

O Dr. Herman Helmholtz, um médico alemão, sugeriu que uma ilusão cognitiva surge quando há uma interação com as crenças e suposições do mundo, resultando em inferências inconscientes.

A maioria dos psicólogos concorda com os quatro tipos de ilusões cognitivas, a saber:

  1. geométrica-ótica: ilusões de ótica geométrica são aquelas que apresentam distorções do comprimento, forma, tamanho, curvatura e/ou posição;
  2. ambígua: ilusões ambíguas são imagens de objetos que desencadeiam uma troca entre possíveis alternativas no nível perceptivo. Essas ilusões incluem os chamados "objetos impossíveis";
  3. ficcional: as ilusões de ficção são ilusões que provocam a percepção de uma figura que não está realmente presente no estímulo;
  4. paradoxas: as ilusões do paradoxo são aquelas que são feitas por objetos paradoxais ou improváveis.

Ilusão de ótica fisiológica

As ilusões fisiológicas são os efeitos nos olhos ou no cérebro da estimulação excessiva de um tipo específico - brilho, inclinação, cor, movimento, e assim por diante.

A teoria é que essa estimulação repetitiva de apenas alguns canais engana o sistema visual.

fisiologicaExemplo de ilusão fisiológica.

Imagens e exemplos de ilusão de ótica

Como vimos acima, há inúmeros tipos de ilusão de ótica. Alguns são muito utilizados e disseminados na internet.

Abaixo estão listadas algumas das imagens mais conhecidas:

A Ilusão do Caçador Lilás

ilusao

Na ilusão do caçador lilás, é possível observar vários efeitos visuais diferentes ao longo de um período de cerca de trinta segundos.

Siga o movimento do ponto rosa por algumas rotações completas e depois olhe para a cruz negra no meio. Você vai notar um ponto verde que vai apagar todos os pontos cor-de-rosa da imagem.

Descrita pela primeira vez em 2005, a ilusão é causada por vários fatores diferentes, incluindo pós-imagens negativas e o que é conhecido como desbotamento de Troxler.

Hermman Grid

ilusaao

No Hermann Grid Illusion, os pontos brancos no centro de cada quadrado parecem mudar de branco para cinza.

O efeito visto nesta imagem é uma das muitas ilusões de ótica que aproveitam a maneira como o nosso sistema visual processa as informações de contraste.

Uma explicação neural de pontos ilusórios em termos de campos receptivos: algumas células ganglionares da retina reúnem informações sobre muitos fotorreceptores.

A ótica da arte

psicodelic_illusion

Imagens de arte ótica parecem estar se movendo, mesmo que não sejam animadas. A maioria das teorias sobre a ilusão de movimento na arte óptica tem a ver com a incapacidade do cérebro de processar as diferentes cores e formas simultaneamente.

Em suma, há tanta coisa acontecendo nessas imagens que o movimento é percebido onde realmente não existe nenhum.

Essas imagens são mais frequentemente associadas à arte psicodélica, mas outras escolas também usam técnicas de arte óptica, que têm suas raízes no impressionismo, no dadaísmo, no cubismo e em outras formas de arte mais clássicas.

Muitos artistas veem esse estilo como uma forma de desafiar a percepção dos espectadores ou levá-los a interagir com o trabalho, em vez de simplesmente visualizá-lo.

Veja também o significado de dadaísmo e cubismo.

Ilusão da Cabeça de Coelho-Pato

caradepato

Um dos primeiros exemplos de uma ilustração ambígua, a ilusão da Cabeça de Coelho-Pato foi publicada pela primeira vez na Alemanha no final do século XIX.

Essas imagens ocultas eram bastante populares na época. Neste exemplo em particular, o bico do pato se torna a orelha do coelho e o olho é desenhado de tal forma que se encaixa tanto para os animais do lado direito quanto para o lado esquerdo.

Ilusão de Ponzo

ponzo

Na ilusão de Ponzo, duas linhas de tamanhos idênticos parecem ter tamanhos diferentes quando colocadas sobre linhas paralelas que parecem convergir à medida que recuam para a distância.

A razão pela qual a linha horizontal superior parece mais longa é porque interpretamos a cena usando uma perspectiva linear.

Como as linhas paralelas verticais parecem se aproximar ao longo da imagem, interpretamos a linha amarela superior como maior do que a inferior.

Ilusão de ótica 3D

3d

A imagem acima é um tipo de ilusão 3D. Ao focalizar seu olho a uma certa distância, é possível perceber que a imagem aparenta ter dimensões diferentes.

Veja também o significado de perspectiva, impressionismo e Op Art.

Data de atualização: 11/06/2019.