Significado das Cores do arco-íris

O que significam as Cores do arco-íris:

O arco-íris é composto por 7 cores, que são apresentadas nesta ordem, de fora para dentro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta.

Cores do arco-íris

A psicologia das cores, um estudo da psicologia que explica como as cores ativam as sensações e as emoções dos seres humanos, desenvolveu o significado das cores da seguinte maneira:

1ª. Vermelho

Considerada uma cor quente e intensa, o vermelho é associado ao calor, ao amor, a ação, ao vigor e ao perigo. Também é responsável por provocar emoções e sentimentos fortes e intensos e transmitir sensação de excitação e energia.

Saiba mais sobre o significado da cor vermelha.

2ª. Laranja

A cor laranja está associada a diversão, ao prazer, a sociabilidade e ao entusiasmo.

Descubra mais sobre a cor laranja.

3ª. Amarelo

A cor amarela está associada a alegria e ao otimismo, por ser relacionado com o sol. É ligada a iluminação e ao entendimento e também pode proporcionar sinal de atenção.

Aprenda mais sobre o significado da cor amarela.

4ª. Verde

A cor verde transmite sentimentos de esperança e segurança, além de passar tranquilidade. Por ser a mesma cor da natureza e meio ambiente, o verde também está relacionada a naturalidade.

Saiba mais sobre a cor verde.

5ª. Azul

A cor azul representa a passividade, o frio, a divindade e as características intelectuais. Também é capaz de transmitir calma e paciência e por ser a mesma cor do mar e do céu, tem relação com a profundidade e a infinitude.

Veja mais sobre a cor azul.

6ª. Anil (Índigo)

Por ser usado nas realezas do antigo império indiano (de onde advém seu nome), expressa riqueza e conhecimento.

7ª. Violeta

Também chamado de roxo, a cor violeta está relacionada com a espiritualidade e ao mistério. Alguns de seus tons também transmitem o poder, a sobriedade e o feminino.

Veja mais sobre a cor roxa.

Cores do arco-íris identificadas no desenho

Cores do arco-íris em sequência

cores arco íris

Fonte:

HELLER, Eva. A psicologia das cores. 1ª edição. São Paulo: Gustavo Gili Brasil, 2013.

Data de atualização: 29/07/2020.