Cores e seus significados

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora e artista visual

A determinação de uma cor depende da luz e da forma como essa luz é absorvida e refletida em uma superfície. Os olhos vão captar as ondas eletromagnéticas que são refletidas e, dependendo dos comprimentos de onda, vemos cores diferentes.

A lista de cores que conseguimos enxergar é extensa, são mais de 200 tonalidades.

No nosso cérebro, as cores podem despertar certas sensações, por isso, elas têm significados diversos, no que é chamado de psicologia das cores.

Azul Verde Amarelo
Roxo Rosa Vermelho
Laranja Marrom Cinza
Branco Preto

Significado das Cores

Azul

A cor azul está relacionada com a nobreza e costuma ser usada para transmitir harmonia, tranquilidade e serenidade. Por ser uma cor fria, às vezes é associada à monotonia e depressão.

Acredita-se que os tons azulados contribuem para a diminuição da pressão arterial e da circulação do sangue.

Simboliza o céu e o mar, sendo uma das cores preferidas do povo ocidental.

VER MAIS SOBRE A COR AZUL >

Verde

Esta é a cor mais associada à natureza e ao sentimento de esperança, mas também tem relação com conceitos como saúde, dinheiro, vitalidade e juventude. Muitas vezes é utilizada em ambientes para transmitir um efeito calmante.

Faz parte das cores frias e, por isso também passa maior seriedade, podendo ser usada em tons claros nos hospitais.

VER MAIS SOBRE A COR VERDE >

Amarelo

A cor amarela passa a sensação de luz e calor, além de estimular o raciocínio e a criatividade. Também pode ser usada para representar alegria, otimismo, jovialidade e riqueza.

Por outro lado, se usada de forma exagerada essa cor quente pode gerar ansiedade e desespero. Essa era a cor preferida do pintor holandês Vincent van Gogh, que produziu muitas telas usando o amarelo-ouro.

VER MAIS SOBRE A COR AMARELA >

Roxo

O significado da cor roxa está muitas vezes associado à espiritualidade, ao mistério e ao misticismo. Esta cor, obtida através da mistura do azul e vermelho, costuma transmitir melancolia se usada em excesso.

É uma cor fria que se relaciona à transmutação de campos energéticos, usada tanto na religião católica em missas de sétimo dia e na quaresma, quanto em ambientes de meditação.

VER MAIS SOBRE A COR ROXA >

Rosa

É a cor do romantismo e da delicadeza. Costuma ser mais associada ao mundo feminino. Os diferentes tons podem ter significados distintos, mas normalmente esta cor é usada para se referir ao amor e à inocência, assim como à fantasia.

Sendo uma cor quente, em tonalidades mais escuras como o "pink" pode simbolizar sensualidade e sedução.

VER MAIS SOBRE A COR ROSA >

Vermelho

Esta cor transmite muita energia e simboliza a paixão e o amor. Por ser uma cor quente e sanguínea também é associada ao poder e à violência. É conhecida por estimular a circulação e melhorar a autoestima.

Além disso, para os cristãos tem ligação com o "pecado" e a tentação. Já no contexto ideológico, é símbolo do espírito revolucionário e de lutas contra a injustiça.

VER MAIS SOBRE A COR VERMELHA >

Laranja

Mistura de vermelho e amarelo, o laranja é uma cor quente que mescla as simbologias dessa duas cores, transmitindo alegria, vitalidade e entusiasmo. Também pode significar sucesso e prosperidade, além de contribuir para abrir o apetite.

Quando usada em excesso, pode causar ansiedade e desgosto.

VER MAIS SOBRE A COR LARANJA >

Marrom

Considerada a cor da terra, o marrom expressa segurança, maturidade, conforto e simplicidade. Além disso, está relacionada a produtos naturais e ao estilo de vida saudável.

São muitos os tons de marrom que existem e geralmente são quentes ou neutros. Quem os usa no vestuário pode transmitir uma atitude ecológica, valorização da ancestralidade e dos recursos naturais.

VER MAIS SOBRE A COR MARROM >

Cinza

Esta cor neutra corresponde à estabilidade, solidez e ausência de emoções. Muita vezes é usada para representar elementos sofisticados. Apesar disso, algumas pessoas associam o cinza à solidão, depressão e tristeza.

VER MAIS SOBRE A COR CINZA >

Branco

União de todas as cores do espectro luminoso, o branco representa a paz, a purificação, a inocência e a clareza. Também é reconhecida como uma cor que transmite calma e ajuda a atingir o equilíbrio.

Na cultura ocidental representa alegria; enquanto na oriental, está relacionada com o luto.

VER MAIS SOBRE A COR BRANCA >

Preto

A cor preta é obtida através da ausência de luz. Esta cor está relacionada à morte, à solidão e ao isolamento. Mas também é considerada símbolo de sofisticação e elegância.

Na cultura ocidental pode ser usada como representação de que uma pessoa está vivendo um luto.

VER MAIS SOBRE A COR PRETA >

Cores primárias, secundárias e terciárias

Além das sensações que as cores provocam, elas são divididas pela forma como se relacionam entre si.

As cores primárias são as cores puras, que não têm origem a partir da combinação de outras. São elas: o amarelo, o vermelho e o azul. As secundárias resultam da mistura de duas cores primárias. Por exemplo, ao misturar amarelo e vermelho, se dá o laranja; vermelho e azul, violeta; e azul e amarelo, o verde. As cores terciárias derivam da união de uma cor primária e outra secundária.

Há ainda as cores neutras, compreendidas entre os tons de marrom e cinza. Por serem derivadas do branco e do preto, essas cores não possuem muito reflexo e não estão presentes no círculo cromático, que pode ser visto abaixo.

Cores Primárias

Cores Secundárias

Cores Terciárias

Cores complementares

São as cores que aparecem em lados opostos no círculo cromático. A mistura de cores complementares, se combinadas em igual proporção, dá origem a tons de cinza ou preto. Quando duas cores desse tipo são colocadas muito próximas uma da outra, apresentam um alto contraste.

Cores complementares

Cores do arco-íris

O arco-íris é a combinação de dois eventos, óptico e meteorológico, que dá origem a um arco multicolorido. As cores aparecem sempre na mesma ordem: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta.

Saiba mais sobre as cores do arco-íris.

Significado de RGB

RGB é uma escala de cores que combina percentuais de luz vermelha, verde e azul (respectivamente Red, Green, Blue, em inglês, de onde vem o nome RGB). É o tipo de sistema aplicado em telas luminosas, como TVs e monitores.

Cores do arco-íris

Saiba mais sobre o RGB.

Significado de CMYK

CMYK é uma classificação de cores muito utilizada no processo de impressão a laser. Sua sigla deriva dos termos Cyan, Magenta, Yellow e Black, nomes em inglês das cores ciano, magenta, amarelo e preto, respectivamente.

Saiba mais sobre o CMYK.

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.