Significado das cores

A cor depende da luz e a forma como é absorvida e refletida em uma determinada superfície. Os olhos vão captar as ondas eletromagnéticas que são refletidas e dependendo dos seus comprimentos de onda, vemos cores diferentes. No nosso cérebro, as cores podem despertar certas sensações e por isso as cores têm significados diferentes.

A cor azul está relacionada com a nobreza e costuma ser usada para transmitir harmonia, tranquilidade e serenidade. Sendo uma cor fria, por vezes é associada à monotonia e depressão.

Esta é a cor mais associada à natureza e ao sentimento de esperança, mas também está relacionada com conceitos como saúde, dinheiro, vitalidade e juventude. Muitas vezes é usada em ambientes para ter um efeito calmante.

Utilizada para passar a sensação de luz e calor, o amarelo estimula o raciocínio e a criatividade. Também pode ser usada para representar alegria, otimismo e jovialidade.

O significado da cor roxa está muitas vezes associado à espiritualidade, mistério e misticismo. Esta cor é obtida através da mistura do azul e vermelho e costuma ser usada para transmitir melancolia.

É a cor do romantismo e da delicadeza, sendo mais associada ao mundo feminino. Os diferentes tons podem ter significados diferentes, mas normalmente esta cor é usada para se referir ao amor e à inocência.

Esta cor quente transmite muita energia e simboliza a paixão e amor. É uma cor forte e por isso muitas vezes também pode ser associada ao poder e violência. É conhecida por estimular a circulação e melhorar a autoestima.

É criada misturando vermelho e amarelo e transmite alegria e vitalidade. Também pode significar sucesso e prosperidade. Transmite entusiasmo, mas quando usada em exagero pode causar ansiedade e desgosto.

Considerada a cor da terra, o marrom expressa segurança, maturidade, conforto e simplicidade. Além disso, também é relacionada a produtos naturais e ao estilo de vida saudável.

Esta cor neutra corresponde à estabilidade, solidez e ausência de emoções. Muita vezes é usada para representar elementos sofisticados. Apesar disso, para algumas pessoas associam o cinza à solidão, depressão e tristeza.

Representa a paz, a purificação, inocência e a clareza. Também é reconhecida como uma cor que transmite calma e ajuda a atingir equilíbrio. Na cultura ocidental representa alegria, enquanto na oriental está relacionada com o luto.

A cor preta é obtida quando ocorre a absorção de todas as radiações do espectro solar. Esta cor está relacionada à morte, solidão e isolamento. Além disso, também é considerada uma cor sofisticada e elegante.

Cores primárias, secundárias e terciárias

Além das sensações que as cores provocam, elas são divididas pela forma como se relacionam entre elas. As cores primárias são as cores puras, que não têm origem a partir da combinação de outras, são elas: o amarelo, o vermelho e o azul. As secundárias resultam da mistura de duas cores primárias, do amarelo e o vermelho se dá o laranja, do vermelho e o azul, o violeta e do azul e o amarelo, temos o verde. As cores terciárias derivam da união de uma cor primária e outra secundária.

Há ainda as cores neutras, compreendidas entre os tons de marrom e cinza. Por serem derivadas do branco e do preto, essas cores não possuem muito reflexo e não estão presentes no círculo cromático, que pode ser visto abaixo.

Cores primárias, secundárias e terciárias

Cores complementares

Cores complementares

São as cores que aparecem em lados opostos no círculo cromático. A mistura de cores complementares dão origem a tons de cinza, ou preto, quanto combinadas em igual proporção. Quando duas cores desse tipo são colocadas muito próximas uma da outra, apresentam um alto contraste.

O arco-íris é a combinação de dois eventos, óptico e meteorológico, que dá origem a um arco multi-colorido. A cores aparecem sempre na mesma ordem: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta.

Significado de RGB

RGB é uma escala de cores que combina percentuais de luz vermelha, verde e azul, denominadas respectivamente Red, Green, Blue em inglês, de onde vem o nome RGB. É tipo de sistema aplicado em telas luminosas, como TV’s e monitores.

Significado de CMYK

CMYK é uma classificação de cores muito utilizada no processo de impressão a laser. Sua sigla deriva dos termos Cyan, Magenta, Yellow e Black, nomes em inglês das cores ciano, magenta, amarelo e preto, respectivamente.