Calunga
Calunga é o nome dado ao espírito ou divindade que se manifesta principalmente através da Umbanda. Estas entidades são popularmente conhecidas como “pretos-velhos”, e possuem um amplo conhecimento sobre diversos assuntos.
Aliás, a principal característica de um calunga é a sua sabedoria. De acordo com a crença umbandista, essas entidades são harmoniosas e dotadas com uma grande vontade de esclarecer os problemas do cotidiano das pessoas.
Saiba mais sobre a Umbanda.
Etimologicamente, este termo se originou a partir do quimbundo ka’lunga, que significa literalmente “mar”, mas também pode ser usado para transmitir a ideia de “imensidão” e “grandeza”. Os negros utilizavam este nome para se referir ao deus dos missionários católicos (Deus), pois consideravam-no vago como a imensidão do mar.
Através desta explicação, é comum associar as entidades calungas com os orixás ligados às águas do mar, como Iemanjá, por exemplo.
Saiba mais sobre a Iemanjá.
No Brasil, alguns etimologistas ainda consideram a diferença de significados entre os termos kalunga e calunga, sendo o primeiro relativo às entidades espirituais e crenças religiosas, e o último referente ao que é pequeno e inferior, sendo também um termo bastante empregado durante a escravatura para se referir aos negros, visto que eram considerados “pessoas inferiores”.
Os calungas também são conhecidos como os descendentes de escravos fugitivos e libertos que formaram uma comunidade autossuficiente na região atualmente conhecida como o estado do Goiás, no centro do Brasil.
Veja também:
- Exu Caveira: quem é, história e características
- Pomba Gira: o que é e qual o seu significado
- Exu: quem é, características e significado na Umbanda
- Oxóssi: quem é e o que significa (Umbanda e Candomblé)
- Iemanjá: quem é, história e significado (Umbanda e Candomblé)
- Candomblé
- Oxalá
- Obaluaê (Omolu): história do Orixá da cura
- Oxum: quem é, história e significado na Umbanda
- Orixás: o que são e história na Umbanda e no Candomblé