Significado de Pomba gira

O que é Pomba gira:

Pomba gira é uma entidade espiritual da Umbanda e do Candomblé, considerada um exu feminino e a mensageira entre o mundo dos orixás e a terra.

Nas religiões de matrizes africanas, como é o caso das umbandas e candomblés, a figura da pomba gira foi surge a partir da Bombogira, um exu masculino.

Com o tempo, Bombogira passou a ser vista como o modelo de mulher sensual, exibicionista, provocante e livre das convenções sociais e passou a ser chamada de pomba gira.

A pomba gira é um espírito ligado à luxúria e aos prazeres desse mundo, sua função é ajudar aquele e aquelas que lhe pedem proteção.

Segundo alguns sacerdotes, a pomba gira é constituída de espíritos de mulheres que em vida foram prostitutas, ou mulheres ligadas aos prazeres carnais. Ao morrer, de acordo com a Umbanda, essas mulheres se transformam em entidades espirituais que retornam para evoluir ajudando os outros.

A pomba gira é especializada em amor e relacionamentos por ser a "orixá do trono do desejo e dos estímulos". É vista como a personificação das forças da natureza, que equivale à força feminina de Exu – orixá guardião do comportamento humano, das casas e das aldeias.

As cores predominantes da pomba gira são o vermelho e o preto. É representada com saias rodadas, blusas rendas, colares, flores e muitos enfeites. De acordo com a crença, as suas oferendas preferidas são o champanhe, o vinho, a pinga, o espelho, as bijuterias e batons.

Um exemplo de ponto-cantado para pomba gira:

De vermelho e negro
Vestida na noite o mistério traz
Ela é moça bonita
Oi, girando, girando, girando lá

Data de atualização: 24/11/2020.