Oxalá

O que é Oxalá:

Oxalá é uma palavra da língua portuguesa utilizada como interjeição para expressar o desejo que algo aconteça. É sinônimo de "tomara" ou "queira Deus".

A palavra tem origem na expressão árabe in shaa Allaah, cujo significado é “se Deus quiser”. Em espanhol teve desenvolvimento semelhante e deu origem à palavra ojalá, exatamente com o mesmo significado de oxalá em português.

Oxalá na Umbanda e no Candomblé

Oxalá é também o nome de um dos orixás mais importantes de cultos afro-brasileiros, como o candomblé. Se trata de uma entidade divina andrógina, que representa as energias da criação da Natureza e personifica o céu.

O culto a oxalá normalmente acontece nas sextas-feiras, e é visto por muitas pessoas como uma resposta à devoção católica a Nosso Senhor do Bonfim, que representa uma importante tradição religiosa na Bahia.

Segundo a crença, são atribuídas a esse orixá as funções de criação e reprodução. É esse o sentido da palavra no poema "Meu Pai Oxalá" de Vinícius de Moraes que deu origem à canção em parceria com Toquinho.

Veja também Tudo sobre a Umbanda, Iemanjá e quem é Oxóssi.

Atualizado em