5 Características do Surrealismo

O surrealismo foi um movimento de vanguarda artística que surgiu em Paris, no início do século XX, para fazer frente ao racionalismo e ao materialismo da sociedade oriental.

Entre as características que mais se destacam estão:

1. Livre expressão do pensamento

Magritte

O mote principal do surrealismo era a expressão livre do pensamento, regrada somente pelos impulsos do subconsciente. Ele desprezava a lógica e era contra os padrões estabelecidos pela ordem e pela moral da sociedade na época.

Suas obras não se restringiram somente às artes plásticas e a literatura. Ele também influenciou manifestações artísticas como o teatro e o cinema.

2. Influência das teorias de Freud

A principal característica do movimento surrealista é a influência significativa das teorias psicanalistas de Sigmund Freud, que valorizam a importância do inconsciente para impulsionar a criatividade do ser humano.

Para Freud, o homem deve libertar sua mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais da sociedade e dar vazão aos sonhos e a tudo o que o inconsciente nos diz.

Saiba mais sobre a Psicanálise.

3. Realidade superior

Outra característica importante do surrealismo é a criação de uma realidade superior à realidade imposta pela sociedade burguesa da época, como se esta realidade estivesse acima do realismo.

O objetivo principal do surrealismo era ultrapassar os limites da imaginação e da tradição lógica imposta pela ideias artísticas que vigoravam desde o Renascimento.

Saiba mais sobre o Renascimento.

4. Valorização do inconsciente e dos sonhos

Persistência da memória

Outro ponto importante do surrealismo foi a valorização da fantasia, da loucura e da reação automática refletida em suas obras. Mutos artistas deixaram-se levar apenas pelo impulso, registrando somente o que lhe viesse à mente.

5. Utilização de elementos abstratos

As obras surrealistas tinham como característica elementos abstratos e formas que se baseavam na fantasia e na dimensão do imaginário.

Os artistas sempre buscavam a perfeição entre desenhos e cores, dentro do universo imaginário, utilizando recursos como ilusões ópticas e dissociação entre imagens e legendas.

Veja mais sobre o Surrealismo e Vanguarda.

Data de atualização: 14/03/2018.