Significado de Âncora

O que é uma Âncora:

Âncora é uma palavra da área da náutica que indica uma peça de ferro presa em uma corda ou corrente e que serve para Âncoraimobilizar um objeto flutuante.

Com origem no grego ágkyra, uma âncora costuma ser maciça, pesada e com muita resistência, formada por uma argola e duas ou mais pontas. A âncora é ligada a um cabo e depois é atirada ao mar ou rio, servindo para manter firme a embarcação em questão.

Em sentido figurado, a palavra âncora pode indicar abrigo, proteção ou apoio. Ex: No momento mais difícil da minha vida, você foi a âncora que me salvou.

A expressão "levantar ou lançar âncora" também pode ser usada de forma figurada para indicar o ato de se fixar em um determinado lugar ou de partir para outro local.

As âncoras também são muito populares em tatuagens, porque também simbolizam firmeza, esperança, estabilidade, fidelidade, tranquilidade e força.

Na Bíblia a palavra âncora é vista em Hebreus 6:19: "Temos essa esperança como âncora da alma, firme e segura...", passagem que se refere à esperança de acordo com a promessa de Deus.

Âncora no jornalismo

No âmbito do jornalismo, a palavra âncora se refere ao jornalista que apresenta um telejornal.

Este profissional coordena e narra os acontecimentos, fazendo a ligação e o equilíbrio dos vários elementos transmitidos, como por exemplo: repórteres ao vivo, convidados em estúdio, reportagens gravadas, etc. O objetivo do/a âncora é que a transmissão dos conteúdos seja profissional, estável e credível.

Data de atualização: 17/01/2017. O significado de Âncora está na categoria: Geral