Significado de Criptografia

O que é Criptografia:

Criptografia é um mecanismo de segurança e privacidade que torna determinada comunicação (textos, imagens, vídeos e etc) ininteligível para quem não tem acesso aos códigos de “tradução” da mensagem.

Nas comunicações digitais, a criptografia auxilia na proteção de todos os conteúdos transmitidos entre duas ou mais fontes, evitando a intercepção por parte de cibercriminosos, hackers e espiões, por exemplo.

Saiba mais sobre o significado de Hacker.

Atualmente, a maioria dos sites na internet utilizam comunicações criptografadas, principalmente em locais onde dados bancários, passwords e arquivos pessoais estejam armazenados.

Além de prevenir que pessoas não-autorizadas tenham acesso aos dados e informações trocadas na rede online, a criptografia também impede que backups sejam acessados por usuários indevidos.

Descubra mais sobre o significado de Backup.

Etimologicamente, o termo “criptografia” se originou a partir do grego, formado pela união dos elementos kruptós, que significa “secreto” ou “oculto”, e graphía, que quer dizer “escrita”. Assim, o significa literal de criptografia é “escrita secreta”.

No cotidiano, sistemas de criptografia são utilizadas pelos usuários de aplicativos e softwares de troca de mensagens instantâneas, como o Whatsapp, por exemplo.

Tipos de criptografia

Nas comunicações feitas através de dispositivos eletrônicos, o método mais utilizado de criptografia são as chamadas “chaves critptográficas”.

As chaves criptográficas consistem em conjuntos de algoritmos que codificam uma mensagem publicamente legível em um texto cifrado, ou seja, composto por valores secretos que só podem ser decifrados com o código de acesso correto.

Existem dois principais tipos de chaves criptográficas, estudadas através do ramo da Matemática conhecido por Criptologia: as simétricas e as assimétricas.

Simétrica

Também conhecida por “criptografia de chave única” ou “criptografia de chave privada”, este modelo utiliza apenas um conjunto de algoritmos responsáveis tanto pela cifragem de determinada operação, assim como a sua decifragem.

Neste caso, o pressuposto da confiabilidade entre os interlocutores deve ser total, visto que ambos partilham de uma única chave de criptografia, tanto para codificar como para descodificar uma mensagem, por exemplo.

Assimétrica

Também conhecido como “criptografia de chave pública”, este é um sistema de protocolos criptográficos que requer a formação de duas chaves, sendo uma privada (usada para descodificar) e a outra pública (utilizada para codificar e autenticar assinaturas digitais, por exemplo).

Com a criptografia assimétrica, qualquer pessoa pode enviar uma mensagem criptografada usando a chave pública, mas apenas os receptores com a chave privada conseguem descodifica-la. O segredo da informação consiste em manter em sigilo o código da chave privada, por exemplo.

Ver também: o significado do Whatsapp.

Data de atualização: 07/04/2016. O significado de Criptografia está na categoria: Geral