Quem é Ogum?

Ogum é um orixá das religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, considerado um guerreiro forte e feroz, associado à ferraria e à criação de ferramentas e armas de ferro.

Ele também é o orixá conhecido como aquele que abre os caminhos e defende seu povo, lutando contra a injustiça. No catolicismo, Ogum é representado por São Jorge..

ogumRitual religioso em homenagem ao orixá Ogum.

A história e caraterísticas de Ogum

Como muitos orixás, Ogum tem suas origens na África. Na crença iorubá, ele foi o primeiro orixá a vir à Terra, na forma de um caçador chamado Tobe Ode, que liderou os outros orixás ao mundo dos mortais, armado com um machado e uma espada.

Na Nigéria, ele abriu caminhos pelas florestas com seu facão e machado, e assim ficou conhecido como o orixá que abre os caminhos.

Ele compartilhou o dom da siderurgia com o homem e ensinou aos humanos como realizar magia, bem como as artes de caça e guerra. Embora ele não seja um orixá agrícola, Ogum tem uma conexão com o plantio e a colheita, porque foi ele quem fez as primeiras ferramentas da agricultura, como a enxada e a foice.

No Candomblé, Ogum está associado a São Jorge. Não é incomum que seres de tradições africanas sejam representados por santos católicos, devido à sobreposição da religião africana com o cristianismo que ocorreu quando pessoas escravizadas foram trazidas para a América do Norte.

sao_jorgeSão Jorge, santo católico que representa Ogum.

Ogum também é conhecido por não gostar de mentirosos e ladrões, e muitas vezes pode ser chamado a fazer justiça com aqueles que cometem fraude, roubo ou quebra de juramentos, principalmente se esses juramentos foram prestados em um pedaço de ferro em seu nome.

Ogum é tipicamente retratado como um homem grande, viril e que carrega um facão ou espada e um caldeirão de ferro de três pernas. Suas cores são vermelho, preto e verde, e ele é simbolizado por uma espada cravada no solo quente da terra fértil.

Características dos filhos de Ogum

Nas religiões de matrizes africanas as pessoas são guiadas por alguns orixás. O chamado Orixá de Cabeça é aquele pelo qual as pessoas se denominam como filhos e, consequentemente, tem suas características na personalidade e até fisicamente. Os filhos de Ogum geralmente possuem algumas dessas características:

  • Têm personalidade forte: geralmente são pessoas que se irritam facilmente e têm opiniões muito fortes no que acreditam;
  • São impulsivos;
  • Geralmente são pessoas com físico forte;
  • Consideram o esporte um forma de lazer e até mesmo uma maneira de canalizar toda sua energia;
  • São pessoas imediatistas e consideradas briguentas;
  • São determinadas sobre o que querem e seguem fielmente os seus valores.

Data de atualização: 28/02/2020.