Curling

O que é curling?

O curling é um esporte realizado em pistas de gelo e formado por equipes de duas ou quatro pessoas, que têm como objetivo lançar pedras o mais próximo possível do alvo.

As equipes são formadas pelos lançadores e pelos varredores. Os varredores acompanham a pedra lançada com uma vassoura, diminuindo o atrito da pedra com o gelo.

O curling é considerado um dos esportes coletivos mais antigos do mundo, é praticado desde o século XVI nos lagos congelados da Escócia.

Apesar de ser similar à bocha, o curling é chamado de xadrez do gelo, pois exige estratégia e muita concentração dos participantes.

O Canadá é a principal potência mundial do esporte. O país possui 6 das das 14 medalhas de ouro já conquistadas em jogos olímpicos.

Curling

Como funciona o jogo e quais as regras do curling?

O curling é jogado por equipes que podem ser compostas por quatro jogadores do mesmo sexo (4 mulheres ou 4 homens) ou duplas de jogadores mistos (uma mulher e um homem).

Também existe a categoria de equipes mistas (duas mulheres e dois homens), mas essa modalidade ainda não participa dos jogos olímpicos.

O jogo consiste em lançar uma pedra de granito maciço em direção a um alvo, chamado de casa. O objetivo é ter o maior número de pedras próximas dessa área.

A pedra é lançada por um dos jogadores, que não pode ultrapassar a linha limite, chamada hog line. Os varredores (ou o varredor) acompanham a pedra até que esta se aproxime do alvo.

Curling equipe

Os varredores esfregam as vassouras na frente da pedra para diminuir o atrito com a pista, o que pode aumentar a velocidade da pedra e também mudar a sua trajetória.

A fricção esquenta o gelo até que este atinja o seu ponto de fusão. Cria-se uma película de água entre a pedra e a pista, o que facilita o deslizamento.

Os varredores acompanham a pedra até o final da sua trajetória. No final de cada partida, são contados os pontos de acordo com a proximidade das pedras do alvo.

A pontuação no curling

O jogo de curling é composto por partidas chamadas ends ou finais, em português. Os jogos em equipe possuem 10 ends e os jogos em dupla possuem 8 ends.

Os pontos são contados ao final de cada end e ganha os pontos a equipe que tiver as pedras mais próximas do alvo. O número de pontos corresponde ao número de pedras mais próximas.

No final de todos os ends, os pontos são contados e vence a equipe que tiver a maior pontuação. Caso haja empate, realiza-se um end extra para definir o vencedor.

Curling casa

Equipamentos e a pista do curling

  • Pedra: a pedra é feita de granito maciço polido, pesa de 17 a 20 quilos e possui 910 milímetros de circunferência. Possui uma haste de plástico no topo.
  • Vassouras: os cabos das vassouras são feitos de fibra de carbono e a escova pode ser feita de fibras sintéticas ou pelos de animais.
  • Sliding foot: sapato com solado deslizante e baixo para não permitir o movimento dos tornozelos.
  • Pista de gelo: a pista possui 5 metros de largura e 45 metros de comprimento. Sua temperatura deve ser mantida em torno de -5º C.
  • Casa: alvo onde a pedra deve entrar para que a equipe marque pontos.

Curling pista

O curling começou a ser praticado no século XVI

O curling é considerado um dos esportes coletivos mais antigos do mundo. Começou a ser praticado nos lagos congelados da Escócia no século XVI.

Curling canadaHomens jogando curling em 1909 na província de Ontário, Canadá.

No século XIX, mais precisamente em 1838, foram criadas regras para o esporte e em 1924 ele participou dos primeiros Jogos Olímpicos de Inverno, em Chamonix, na França.

O curling, no entanto, só voltou aos Jogos Olímpicos de Inverno em 1998, que foram realizados em Nagano, no Japão.

Atualmente o curling participa dos Jogos Olímpicos de Inverno na categoria de equipes, formadas por quatro homens ou quatro mulheres e também de duplas mistas.

Curling no Brasil

A primeira equipe brasileira de curling foi formada no ano de 2009 por brasileiros que moravam no Canadá e praticavam o esporte.

Apesar de ainda ser um esporte pouco conhecido no Brasil, desde a criação da primeira equipe, o Brasil já participou de mundiais e também realizou campeonatos nacionais.

Vocabulário do curling

  • Takeout: pedra lançada com o objetivo de retirar uma pedra do adversário da sua posição;
  • Martelo: vantagem de jogar a última pedra do end;
  • Hit and roll: acertar uma pedra da equipe adversária para que esta pedra acerte outra;
  • Raise: acertar uma pedra da própria equipe para colocá-la mais próxima ao alvo;
  • Guard: lançar uma pedra para formar uma barreira.

Data de atualização: 24/04/2020.