Significado de Boxe

O que é Boxe:

Boxe ou pugilismo é um esporte de combate no qual os lutadores calçam luvas acolchoadas e utilizam as mãos para atacar e defender.

O objetivo no boxe é desferir golpes para pontuar ou nocautear o oponente, seguindo um conjunto de regras predeterminadas. As lutas acontecem em um ringue de boxe, um tablado amortecido cercado de cordas que delimitam a área do combate.

A luta de boxe termina quando o tempo total se esgota ou quando um dos lutadores fica impossibilitado de continuar o combate.

História do boxe

O boxe já era um esporte popular e bem desenvolvido na Grécia Antiga e foi introduzido nas Olimpíadas no ano 688 antes de Cristo. Os lutadores utilizavam faixas de couro nas mãos e as lutas só terminavam quando um dos lutadores admitia a derrota ou não conseguia conseguir a luta.

Na Roma Antiga, as lutas de boxe aconteciam em anfiteatros e geralmente só terminavam com a morte de um dos lutadores. Era comum a utilização de pedaços de metal amarrados nas mãos para causar mais impacto.

As lutas se passavam em um círculo desenhado no chão, o que posteriormente deu origem a ideia de ringue que predomina até hoje.

Após a queda do Império Romano, o boxe só ressurgiu no século XVIII na Inglaterra. Na época, as lutas eram realizadas com as mãos livres. Quando as lutas se tornaram violentas demais, foram estabelecidas regras para o uso de luvas e, finalmente, a divisão da luta em rounds.

Regras do boxe

Uma luta de boxe consiste em um número variável de rounds (geralmente de nove a doze), cada um com três minutos, separados por intervalos de um minuto.

A luta é supervisionada por um árbitro dentro do ringue que controla a conduta dos lutadores e preza pelas suas seguranças. O árbitro é responsável por separar os lutadores, fazer a contagem regressiva quando um deles é derrubado, interferir nos casos de falta, etc.

Em cada intervalo os lutadores se dirigem a um canto do ringue (corner) e podem descansar e receber instruções da sua equipe.

Se um dos lutadores for derrubado o outro deve se dirigir a um canto neutro do ringue (corner em que não está sua equipe ou a equipe do oponente. Se ao final da contagem regressiva o lutador derrubado não levantar, o árbitro declarará nocaute (knockout) e a luta termina imediatamente.

Durante toda a luta, três juízes do lado de fora do ringue decidem a pontuação dos rounds através da combinação de quatro critérios:

Agressividade efetiva: os lutadores precisam ser agressivos de forma efetiva. O vencedor do round será o lutador que de fato acertar mais golpes (e não apenas desferir) e evitar golpes do oponente.

Dominância no ringue: o vencedor do round será o lutador que controla a ação e impõe sua vontade e estilo.

Defesa: os juízes levam em consideração e efetividade com que os lutadores se esquivam, aparam e defendem golpes.

Golpes fortes e limpos: golpes fortes e acertados de forma limpa valem mais do que golpes fracos ou conectados parcialmente. Esse critério deve ser analisado em conjunto com a quantidade de golpes acertados.

Sistema de pontuação no boxe

Com base nos critérios acima, os juízes atribuem pontos aos lutadores no final de cada round. O sistema de pontuação funciona da seguinte maneira:

Os juízes pontuam em uma escala máxima de 10 pontos. O vencedor do round recebe 10 pontos e o perdedor recebe 9 pontos.

Um lutador perde 1 ponto a cada vez que sofre um knockdown (ser derrubado). Se no mesmo round os dois lutadores forem derrubados, os knockdowns se anulam.

Embora seja incomum, as vezes, mesmo sem knockdowns, um dos lutadores se destaca muito mais no round. Nesses casos, o vencedor recebe 10 pontos e o perdedor recebe 8 pontos.

Se o juízes decidirem que o round foi empatado, ambos os lutadores recebem 10 pontos.

O árbitro pode deduzir 1 ou 2 pontos em casos de falta. Isso geralmente ocorre após, no mínimo, um aviso, mas dependendo da gravidade da falta, pode ser aplicado imediatamente.

Decisão por pontos: Quando todos os rounds terminam sem que haja nocaute, as pontuações dos três juízes são somadas para determinar o vencedor. Nesses casos, existem quatro resultados possíveis:

Decisão unânime: todos os juízes definem que o mesmo lutador obteve mais pontos. Não é necessário que os juízes atribuam a pontuação de forma idêntica, basta que todos concordem sobre qual lutador foi vencedor.

Decisão dividida: dois juízes definem o mesmo vencedor enquanto o terceiro o define como perdedor. Nesses casos, prevalece o julgamento dos dois juízes que concordam.

Decisão majoritária: Similar à decisão dividida mas ocorre quando o terceiro juiz define a luta como empate. Da mesma forma, prevalece o julgamento da maioria.

Empate: O empate ocorre quando:

  • Todos os juízes pontuam a luta como empate
  • Dois juízes pontuam a luta como empate (empate majoritário)
  • Um dos juízes dá a vitória para um dos lutadores, outro juiz dá a vitória para o outro lutador e o terceiro juiz considera a luta empate.

Lista de faltas no boxe

Existem diversas atitudes que são inválidas em uma luta de boxe:

  • Desferir qualquer golpe que não seja com as mãos
  • Desferir golpes com a mão aberta, com o pulso, com a costa ou lado da mão
  • Socar a costa, nuca, pescoço, rim ou qualquer região abaixo da linha de cintura
  • Socar tomando impulso das cordas
  • Segurar o oponente e socar ao mesmo tempo
  • Agachar de forma que a cabeça fique abaixo da linha de cintura do oponente
  • Tirar o protetor bucal de propósito para descansar
  • Socar um oponente caído
  • Socar um oponente antes de o árbitro retomar a luta após separar os lutadores

Golpes no boxe

Considerando que o boxe utiliza só as mãos, existem apenas cinco golpes possíveis: jab, direto, cruzado, gancho e uppercut.

Jab

Jab

O jab é desferido com a mão da frente da guarda e por isso é sempre mais rápido, porém mais fraco. É o golpe mais utilizado tendo em vista que utiliza menos energia, controla o ritmo e a distância da luta e serve para pontuar de forma segura.

O jab é realizado com uma pequena rotação do torso para aumentar o impacto do golpe. Após, a mão deve retornar o mais rápido possível para a guarda.

Direto

Direto - Boxe

O direto é desferido com a mão de trás da guarda e por isso é mais lento e, por ganhar mais impulso, bem mais forte. O direto exige uma rotação maior do torso e um pequeno impulso com a perna para ganhar mais potência.

Cruzado

Cruzado - Boxe

Similar ao direto, mas desferido em um ângulo ligeiramente diferente para atingir a lateral da cabeça ou do torso do adversário.

Gancho

Gancho - Boxe

O gancho é desferido com um movimento semicircular curto que visa atingir a lateral da cabeça ou do torso do adversário. Sua principal diferença para um cruzado é o ângulo de ataque bem mais aberto.

Uppercut

Uppercut - Boxe

O uppercut é um golpe desferido de baixo para cima que visa atingir o queixo do oponente. Geralmente é desferido com a mão de trás da guarda, tendo em vista que é um golpe lento que visa causar maior impacto.

Categorias de peso no boxe

As categorias no boxe são as subdivisões de peso nas quais os lutadores são classificados, com o objetivo de balancear os combates. Assim, as lutas sempre ocorrem com lutadores da mesma faixa de peso.

As pesagens oficiais geralmente ocorrem um dia antes das lutas e, caso os lutadores estejam acima do peso, serão penalizados ou mesmo impedidos de lutar.

As categorias de peso oficiais no boxe profissional são:

  • Pesado: sem limite de peso.
  • Cruzador: até 92.72kg.
  • Meio-Pesado: até 79.38kg.
  • Super Médio: até 76.2kg.
  • Médio: até 73.03kg.
  • Super Meio-Médio: até 69.85kg.
  • Meio-Médio: até 66.68kg.
  • Super Leve: até 63.5kg.
  • Leve: até 61.23kg.
  • Super Pena: até 58.97kg.
  • Pena: até 57.15kg.
  • Super Galo: até 55.34kg.
  • Galo: até 53.52kg.
  • Super Mosca: até 51.71kg.
  • Mosca: até 50.35kg.
  • Mosca Ligeiro: até 48.99kg.
  • Palha/Mini-Mosca: até 47.63kg.
  • Palha Ligeiro/Átomo: até 46.27kg.

Tipos de Boxe

O boxe possui algumas variantes que, através da combinação de diferentes técnicas, criam novas modalidades do esporte. Entre as mais comuns estão o boxe francês (savate), boxe chinês (sanshou) e boxe tailandês (muaythai).

Boxe francês ou savate

O boxe francês (ou savate) combina técnicas de boxe com pontapés. Diferente de outras artes marciais, no savate não são permitidos chutes com a canela ou qualquer área da perna que não sejam os pés.

Boxe chinês ou sanshou

O boxe chinês (ou sanshou) é, na verdade, originário do kung fu. Essa modalidade combina características de boxe com técnicas de queda, arremesso, rasteiras e, em algumas competições, cotoveladas e joelhadas.

Boxe tailandês ou muay thai

O boxe tailandês é o conhecido muay thai. Essa arte marcial é uma das maiores violentas que existem pois combina as técnicas de boxe com diversas outras como cotoveladas, joelhadas, chutes com todas as áreas da perna, joelhadas, etc.

Veja também:

Data de atualização: 29/09/2018. O significado de Boxe está na categoria: Geral