Significado de Lacrosse

O que é o Lacrosse:

Lacrosse é um esporte praticado entre equipes, bastante popular na América do Norte, principalmente nos Estados Unidos e Canadá.

A principal particularidade deste esporte é o uso de bastões com uma espécie de cesto em uma das extremidades, onde os jogadores devem carregar a bola durante o jogo.

O objetivo do lacrosse é marcar o máximo possível de gols no time adversário. Para isso, cada equipe deve atingir, com o uso do bastão (chamado de crosse), uma pequena e sólida bola em direção ao interior do gol rival.

Atualmente, o lacrosse é praticado tanto por pessoas do gênero masculino e feminino, mas inicialmente era considerado um jogo predominantemente de homens.

No Canadá, um dos países onde o lacrosse é mais popular, este passou a ser considerado o esporte nacional oficial do verão.

Existem diferentes modalidades de lacrosse, sendo os principais: Field lacrosse, Box lacrosse, Intercrosse e o Lacrosse feminino.

O lacrosse é um esporte de impacto (principalmente na versão masculina), por isso também é essencial o uso de equipamento de proteção corporal, assim como no hóquei ou futebol americano.

Origem do Lacrosse

O lacrosse é considerado um dos esportes de origem norte-americana mais antigos que ainda é praticado.

Originalmente criado pelos os iroqueses, – uma tribo indígena que habitava a atual América do Norte - estima-se que as raízes deste esporte tenham surgido por volta do século XII.

Conhecido por baaga'adowe entre os iroqueses, este esporte era inicialmente considerado um ritual de bravura e glória entre os guerreiros indígenas. O baaga'adowe era, em muitos casos, usado como método para solucionar disputas entre as tribos.

O lacrosse praticado pelos iroqueses não tinha um conjunto de regras específico, sendo que os times podiam ter desde uma dezena de guerreiros até milhares. As dimensões do campo também eram irregulares e os jogos podiam durar vários dias.

Baaga'adowe ou Baggataway possui uma tradução similar a expressão “bater com algo”, uma referência ao modo como o lacrosse é jogado.

O nome contemporâneo deste jogo, no entanto, foi criado pelos franceses. O explorador e missionário francês Jean de Brébeuf, após ter tido contato com o baaga'adowe, descreveu-o como La Croix, expressão que na língua francesa significa “a cruz”.

Brébeuf achou os bastões utilizados pelos indígenas para jogar o Baaga'adowe bastante similares aos cajados usados pelos bispos católicos. Por este motivo, o jogo passou a ser chamado de la croix pelos franceses, inicialmente.

Regras do Lacrosse

Cada estilo de lacrosse possui as suas regras particulares, variando desde as dimensões do campo, a quantidade mínima de jogadores, entre outras situações. Por este motivo, o competidor deve conhecer as normas específicas desenvolvidas pela liga ou confederação que está participando.

No caso do Field Lacrosse, considerado o estilo tradicional deste jogo, as regras são as seguintes:

  • 10 jogadores em cada time (na versão feminina são 12 jogadoras, por norma);
  • A duração total do jogo é de 80 minutos (4 períodos de 20 minutos cada);
  • No Field Lacrosse o campo mede 100m x 55m, enquanto que as balizas (traves) devem ter 1,80m x 1,80m;
  • Na versão masculina é permitido o bodychecking (contato físico), mas não no lacrosse feminino;
  • Assim como em outros jogos do gênero, existem três principais penalidades: falta técnica, falta pessoal e falta de expulsão.
  • O movimento de bola deve ser exclusivamente feito com o auxílio dos bastões (crosses), ou seja, as mãos não devem tocar na bola.

Lembrando que estas são as regras-padrão para o Field Lacrosse. O Box Lacrosse (bastante popular no Canadá, por exemplo), possui normas e padrões distintos.

A principal particularidade do Box Lacrosse é o fato de ser jogado indoor, em um campo menor do que o do Field Lacrosse, sendo usada normalmente uma arena de hóquei com grama sintética.

Data de atualização: 21/07/2016.