Esporte

Lívia Mendes
Revisão por Lívia Mendes
Professora de Educação Física

Esporte é toda atividade física competitiva com regras e objetivos bem definidos. Um dos objetivos de todas as modalidades esportivas é a superação dos adversários em absoluto respeito às regras.

Os esportes podem ser praticados de forma individual ou coletiva, profissionalmente, de maneira recreativa ou para a melhoria da saúde. Seus praticantes são chamados de esportistas, desportistas ou atletas.

O esporte engloba diversas dimensões como prática, lazer e como evento. Existem diversas modalidades de esporte. No Brasil, as mais populares são o futebol, o vôlei e o basquetebol.

A prática do esporte remete à China, 4000 a.C., onde se registrou os primeiros registros da ginástica. Posteriormente, o Egito e, sobretudo, a Grécia antiga, marcam a história das competições esportivas.

O esporte em seu formato atual teve início no século XVIII, com o desenvolvimento de diversas modalidades e a criação das competições. Em 1896, o esporte atingiu um novo status, com a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas.

As modalidades esportivas são classificadas de acordo com suas principais características, objetivos e habilidades envolvidas, facilitando o entendimento de suas regras e estruturas.

Tipos de esporte

Os esportes podem ser classificados como:

  • Esportes de invasão - esportes em que o objetivo é atingir uma meta (gol, cesta, try, touchdown…) posicionada no campo adversário. Nesse tipo de esporte, ao mesmo tempo em que uma equipe tenta avançar a outra tenta impedir os avanços. São exemplos de esportes de invasão: futebol, basquete, handebol, rugby, futebol americano, etc.
  • Esportes de rede - esportes sem contato físico em que os jogadores adversários encontram-se separados por uma rede. Nesse tipo de esporte se arremessa, lança ou se bate na bola (ou outro objeto, dependendo do esporte) em direção à quadra adversária com o objetivo de que o adversário não consiga devolvê-la. São exemplos de esportes de rede: vôlei, tênis, badminton, etc.
  • Esportes de campo e taco - esportes que utilizem um bastão ou taco para golpear ou rebater uma bola. Normalmente, o objetivo é rebater o mais longe possível a bola que é lançada pelo adversário.São exemplos de esportes de campo e taco: críquete, beisebol, softbol.
  • Esportes de combate - artes marciais e lutas, consistem numa disputa em que o objetivo é golpear o adversário para pontuar, dominar ou nocauteá-lo. São exemplos de esportes de combate: MMA, Muay Thay, Caratê, Kung Fu, Jiu-jitsu, esgrima, etc.
  • Esportes de marca - esportes em que os competidores comparam uma determinada marca alcançada. Essa marca pode ser de tempo, distância ou peso. São exemplos de esportes de marca: atletismo, ciclismo, triatlo, levantamento de peso, etc.
  • Esportes de precisão - esportes em que o competidor deve atingir um alvo específico. Os tipos de alvos e distâncias variam de acordo com o esporte. São exemplos de esportes de precisão: dardos, golfe, sinuca, boliche, curling, etc.
  • Esportes técnico-combinatórios - são esportes em que os competidores realizam uma rotina de movimentos que é avaliada por um júri e convertida em pontos. São exemplos de esportes técnico-combinatórios: ginastica artística, nado sincronizado, saltos ornamentais, skate street, etc.
  • eSports - competição individual ou coletiva de jogos eletrônicos. São exemplos de eSports os campeonatos de: LoL, FIFA/PES, Free Fire, etc.

Os 5 esportes mais populares do mundo

Os esportes mais populares do mundo são aqueles que conciliam uma grande quantidade de praticantes e, sobretudo, uma quantidade expressiva de espectadores.

Segue a lista dos esportes que possuem mais espectadores em todo o planeta:

1. Futebol (4 bilhões de espectadores)

O futebol é disparado o esporte com o maior número de praticantes e espectadores em todo o mundo. Seu órgão oficial, a FIFA, possui 211 entidades membros, entre países e territórios filiados. Esse número supera, por exemplo, os 193 países participantes da ONU ou os 201 do Comitê Olímpico Internacional.

Jogadora Marta driblando adversária

Estima-se que o futebol possua mais de 4 bilhões de espectadores, espalhados pelos 7 continentes. Só no Brasil existem cerca de 360 mil jogadores de futebol registrados.

2. Críquete (2,6 bilhões de espectadores)

O Críquete é um esporte de campo e taco no qual duas equipes com 11 atletas se enfrentam. Em turnos variados, cada equipe assume a posição de lançamento ou de rebatida.

A equipe que lança visa eliminar os batedores, acertando as três varetas (stumps) posicionadas atrás do rebatedor, enquanto a outra equipe busca rebater a bola o mais longe possível para poder realizar suas corridas (runs).

Jogador de críquete tentando rebater a bola

Mesmo não sendo muito popular entre os brasileiros, o críquete é o esporte preferido em países populosos como a Índia e o Paquistão. O críquete também é muito popular na Inglaterra, país de origem do esporte.

Assim, o críquete conta com cerca de 2,6 bilhões de espectadores em todo o mundo.

3. Hóquei (2 bilhões)

O hóquei é um dos esportes mais praticados nos países mais ao norte do globo, dentre eles o Canadá e a Finlândia, onde é o esporte nacional.

partida de hóquei no gelo

A liga americana de hóquei (NHL) é uma das maiores e mais prósperas ligas desportivas de todo o mundo. Com isso o hóquei atinge a terceira colocação com cerca de 2 bilhões de espectadores.

4. Tênis (1,25 bilhões de espectadores)

O tênis é o quarto esporte mais popular do mundo com cerca de 1,25 bilhões de espectadores. Os 4 principais torneios de tênis, o chamado Grand Slam, são disputados todos os anos e são responsáveis por boa parte dessa audiência.

estádio assistindo partida de tênis

O Brasil possui 10 títulos de Grand Slam, 7 com Maria Esther Bueno e 3 com Gustavo Kuerten.

5. Voleibol (950 milhões de espectadores)

O voleibol é o segundo esporte mais popular no Brasil e o quinto no mundo, com cerca de 950 milhões de espectadores.

partida de voleibol

O voleibol é uma das modalidades nas quais o Brasil mais se destaca Olimpíadas.

A equipe masculina conquistou a medalha de ouro em Barcelona (1992), Atenas (2004) e no Rio de Janeiro (2016); e três medalhas de prata: Los Angeles (1984), Pequim (2008) e Londres (2012).

Já a equipe feminina conquistou duas medalhas de ouro: em Pequim (2008) e Londres (2012); uma de prata em Tóquio (2020) e duas medalhas de bronze, em Atlanta (1996) e Sydney (2000).

Esporte, exercício físico e atividade física

A atividade física refere-se a qualquer atividade que envolva o movimento do corpo e algum gasto de energia. As atividades físicas são a base de qualquer tipo de esporte ou exercício físico, mas não possuem necessariamente um sistema de regras ou uma rotina específica. Movimentos ocupacionais, de transporte ou domésticos, são considerados atividades físicas.

O exercício físico obedece uma rotina e um procedimento, baseado na repetição com objetivo de melhoria da condição física. Sendo assim, mais organizado e com intensidade e duração controlados.

O esporte envolve uma atividade física num sistema de regras próprio, com um objetivo definido, em uma competição justa e igual. É um princípio fundamental do esporte que seus participantes possuam iguais chances, guardadas as devidas particularidades, de vencer a disputa.

Assim, o esporte se diferencia das atividades físicas convencionais e dos exercícios físicos por ser um universo próprio com sua própria lógica baseada em uma série de normas e regras.

Veja também:

Referências bibliográficas:

  • Azevedo, I. M. d., Minatto, F., & Borba, J. A. (2023). Práticas da Governança Esportiva: Análise das Confederações Olímpicas Brasileiras. Revista Mineira de Contabilidade.

  • González, F. J., Darido, S. C., & Oliveira, A. A. B. d. (2017). Esportes de marca e com rede divisória ou muro / parede de rebote: badminton - peteca - tênis de campo - tênis de mesa - voleibol - atletismo (2 ed., Vol. 2). Editora da UEM.

  • González, F. J., Darido, S. C. n., & Oliveira, A. A. B. d. (2014). Esportes de invasão: basquetebol, futebol, futsal, handebol, ultimate frisbee (1 ed., Vol. 1). Editora da UEM.

  • Reverdito, R., Galatti, L., & Scaglia, A. J. (2022). Pedagogia do Esporte: Ensino, Vivência e Aprendizagem do Esporte na Educação Física Escolar. Editora UNEMAT.

  • Sigoli, M. A., & Junior, D. D. R. (2004). A história do uso político do esporte. R. bras. Ci. e Mov., 12(2), 111-119.

Lívia Mendes
Revisão por Lívia Mendes
Mestre em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Outros conteúdos que podem interessar