O que é esporte?

Esporte é toda atividade física competitiva com regras e objetivos bem definidos. Os esportes podem ser praticados de forma individual ou coletiva, profissionalmente, de maneira recreativa ou para a melhoria da saúde.

Os praticantes de esportes são chamados de esportistas, desportistas ou atletas.

Sinônimo de desporto, engloba diversas dimensões como prática, lazer e como evento. Existem diversas modalidades de esporte, no Brasil, as mais populares são o futebol, o vôlei e o basquetebol.

Tipos de esporte

Os esportes podem ser classificados como:

  • Esportes de invasão - esportes em que o objetivo é atingir uma meta (gol, cesta, try, touchdown…) posicionada no campo adversário. São exemplos de esportes de invasão: futebol, basquete, handebol, rugby, futebol americano, etc.
  • Esportes de rede - esportes sem contato físico em que os jogadores adversários encontram-se separados por uma rede. São exemplos de esportes de rede: vôlei, tênis, badminton, etc.
  • Esportes de campo e taco - esportes que utilizem um bastão ou taco para golpear ou rebater uma bola. São exemplos de esportes de campo e taco: críquete, beisebol, softbol
  • Esportes de combate - artes marciais e lutas, consistem numa disputa em que o objetivo é golpear o adversário para pontuar, dominar ou nocauteá-lo. São exemplos de esportes de combate: MMA, Muay Thay, Caratê, Kung Fu, Jiu-jitsu, esgrima, etc.
  • Esportes de marca - esportes em que os competidores comparam uma determinada marca alcançada. São exemplos de esportes de marca: atletismo, ciclismo, triatlo, levantamento de peso, etc.
  • Esportes de precisão - esportes em que o competidor deve atingir um alvo específico. São exemplos de esportes de precisão: dardos, golfe, sinuca, boliche, curling, etc.
  • Esportes técnico-combinatório - são esportes em que os competidores realizam uma rotina de movimentos que é julgada por um júri e convertida em pontos. São exemplos de esportes técnico-combinatório: ginastica artística, nado sincronizado, saltos ornamentais, skate street, etc.
  • eSports - competição individual ou coletiva de jogos eletrônicos. São exemplos de eSports os campeonatos de: LoL, FIFA/PES, Free Fire, etc.

Veja também exemplos de jogo competitivos.

Data de atualização: 27/05/2021.