Esporte

O que são esportes:

Esporte é toda atividade física competitiva com regras e objetivos bem definidos. O objetivo de todas as modalidades esportivas é a superação dos adversários em absoluto respeito às regras.

Os esportes podem ser praticados de forma individual ou coletiva, profissionalmente, de maneira recreativa ou para a melhoria da saúde. Os praticantes de esportes são chamados de esportistas, desportistas ou atletas.

O esporte engloba diversas dimensões como prática, lazer e como evento. Existem diversas modalidades de esporte, no Brasil, as mais populares são o futebol, o vôlei e o basquetebol.

A prática do esporte remete à China, 4000 a.C., onde se registrou os primeiros registros da ginástica. Posteriormente, o Egito e, sobretudo, a Grécia antiga marcam a história das competições esportivas.

O esporte em seu formato atual teve início no século XVIII, com o desenvolvimento de diversas modalidades e a criação das competições. Em 1896, o esporte atingiu um novo status, com a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas.

Tipos de esporte

Os esportes podem ser classificados como:

  • Esportes de invasão - esportes em que o objetivo é atingir uma meta (gol, cesta, try, touchdown…) posicionada no campo adversário. São exemplos de esportes de invasão: futebol, basquete, handebol, rugby, futebol americano, etc.
  • Esportes de rede - esportes sem contato físico em que os jogadores adversários encontram-se separados por uma rede. São exemplos de esportes de rede: vôlei, tênis, badminton, etc.
  • Esportes de campo e taco - esportes que utilizem um bastão ou taco para golpear ou rebater uma bola. São exemplos de esportes de campo e taco: críquete, beisebol, softbol.
  • Esportes de combate - artes marciais e lutas, consistem numa disputa em que o objetivo é golpear o adversário para pontuar, dominar ou nocauteá-lo. São exemplos de esportes de combate: MMA, Muay Thay, Caratê, Kung Fu, Jiu-jitsu, esgrima, etc.
  • Esportes de marca - esportes em que os competidores comparam uma determinada marca alcançada. São exemplos de esportes de marca: atletismo, ciclismo, triatlo, levantamento de peso, etc.
  • Esportes de precisão - esportes em que o competidor deve atingir um alvo específico. São exemplos de esportes de precisão: dardos, golfe, sinuca, boliche, curling, etc.
  • Esportes técnico-combinatório - são esportes em que os competidores realizam uma rotina de movimentos avaliada por um júri e convertida em pontos. São exemplos de esportes técnico-combinatório: ginastica artística, nado sincronizado, saltos ornamentais, skate street, etc.
  • eSports - competição individual ou coletiva de jogos eletrônicos. São exemplos de eSports os campeonatos de: LoL, FIFA/PES, Free Fire, etc.

Os 5 esportes mais populares do mundo

Os esportes mais populares do mundo são aqueles que conciliam uma grande quantidade de praticantes e, sobretudo, uma quantidade expressiva de espectadores.

Segue a lista dos esportes que possuem mais espectadores em todo o planeta:

1. Futebol (4 bilhões de espectadores)

O futebol é disparado o esporte com o maior número de praticantes e espectadores em todo o mundo. Seu órgão oficial, a FIFA, possui 211 entidades membros, entre países e territórios filiados. Esse número supera, por exemplo, os 193 países participantes da ONU ou os 201 do Comitê Olímpico Internacional.

Jogadora Marta driblando adversária

Estima-se que o futebol possua mais de 4 bilhões de espectadores, espalhados pelos 7 continentes. Só no Brasil existem cerca de 360 mil jogadores de futebol registrados.

2. Críquete (2,6 bilhões de espectadores)

O Críquete é um esporte de campo e taco no qual duas equipes com 11 atletas se enfrentam. Em turnos variados, cada equipe assume a posição de lançamento ou de rebatida.

A equipe que lança visa eliminar os batedores, acertando as três varetas (stumps) posicionadas atrás do rebatedor, enquanto a outra equipe busca rebater a bola o mais longe possível para poder realizar suas corridas (runs).

Jogador de críquete tentando rebater a bola

Mesmo não sendo muito popular entre os brasileiros, o críquete é o esporte preferido em países populosos como a Índia e o Paquistão. O críquete também é muito popular na Inglaterra, país que de origem do esporte.

Assim, o críquete conta com cerca de 2,6 bilhões de espectadores em todo o mundo.

3. Hóquei (2 bilhões)

O hóquei é um dos esportes mais praticados nos países mais ao norte do globo, dentre eles o Canadá e a Finlândia, onde é o esporte nacional.

partida de hóquei no gelo

A liga americana de hóquei (NHL) é uma das maiores e mais prósperas ligas desportivas de todo o mundo. Com isso o hóquei atinge a terceira colocação com cerca de 2 bilhões de espectadores.

4. Tênis (1,25 bilhões de espectadores)

O tênis é o quarto esporte mais popular do mundo com cerca de 1,25 bilhões de espectadores. Os 4 principais torneios de tênis, o chamado Grand Slam, são disputados todos os anos e são responsáveis por boa parte dessa audiência.

estádio assistindo partida de tênis

O Brasil possui 10 títulos de Grand Slam, 7 com Maria Esther Bueno e 3 com Gustavo Kuerten.

5. Voleibol (950 milhões de espectadores)

O voleibol é o segundo esporte mais popular no Brasil e o quinto no mundo, com cerca de 950 milhões de espectadores.

partida de voleibol

O voleibol é uma das modalidades em que o Brasil mais se destaca Olimpíadas.

A equipe masculina conquistou a medalha de ouro em Barcelona (1992), Atenas (2004) e no Rio de Janeiro (2016); e três medalhas de prata: Los Angeles (1984), Pequim (2008) e Londres (2012).

Já a equipe feminina conquistou duas medalhas de ouro: em Pequim (2008) e Londres (2012); uma de prata em Tóquio (2020) e duas medalhas de bronze, em Atlanta (1996) e Sydney (2000).

Esporte, exercício físico e atividade física

O esporte envolve uma atividade física dentro de um sistema de regras próprio em uma competição justa e igual. É um princípio fundamental do esporte que seus participantes possuam iguais chances, guardadas as devidas particularidades, de vencer a disputa.

Assim, o esporte se diferencia das atividades físicas convencionais e dos exercícios físicos por ser um universo próprio com sua própria lógica baseada em uma série de normas e regras.

O exercício físico obedece uma rotina e um procedimento, baseado na repetição com objetivo de melhoria da condição física.

Já a atividade física refere-se a qualquer atividade que envolva o corpo e algum gasto de energia. As atividades físicas são a base de qualquer tipo de esporte ou exercício físico, mas não possuem necessariamente um sistema de regras ou uma rotina específica.

Assim, todo esporte é uma atividade física, mas nem toda atividade física se constitui como uma prática desportiva ou exercício físico.

Veja também:

Publicado em