Badminton: regras e história

O badminton é um esporte de rede praticado entre duas ou quatro pessoas com uma peteca e raquetes.

O objetivo do jogo é lançar a peteca na área do adversário sem que ele consiga pegá-la. Quando a peteca cai no chão, marca-se um ponto.

A dupla ou jogador que alcançar 21 pontos primeiro ganha o set. Uma partida de badminton tem o total de 3 sets.

O badminton é muito comparado ao tênis, mas tem as suas diferenças: além da peteca (também chamada de volante), as raquetes são menores e mais finas, já que a peteca é mais leve do que a bola de tênis.

raquete e peteca de badminton antes de um lançamento
Peteca de nylon e raquete de badminton, que mede cerca 67cm e pesa entre 85g e 110g.

A altura da rede no badminton é de 1,55 metros. A rede fica posicionada ao meio da quadra e vai de uma ponta à outra. Já a quadra mede 13,4 metros de comprimento e 5,18 metros de largura (nos jogos de duplas, a largura é de 6,10 metros).

A área de jogo é cerca de um metro e meio maior do que a metade de uma quadra de tênis.

O esporte é jogado profissionalmente por equipes femininas, masculinas ou mistas.

quadra de badminton para jogos simples e em duplas
Dimensões da quadra de badminton para jogo simples e em duplas.

Regras do jogo

Como jogar

O jogo de badminton pode ser simples: 2 jogadores ou em duplas, 4 jogadores.

A partida é dividida em três sets (ou games). Quem atingir os 21 pontos primeiro se torna o vencedor daquele set. O vencedor da partida será o que tiver mais sets vencidos no total.

Assim como no tênis, os adversários devem tentar jogar, com a raquete, a peteca por cima da rede para o campo do oponente. Se a peteca cair no chão, marcar-se um ponto. Essa jogada, do momento em que a peteca é lançada até a marcação do ponto, chama-se rally.

Porém, se o jogador errar e não conseguir lançar a peteca por cima da rede ou a peteca cair fora dos limites da quadra, o ponto é dado ao adversário.

Se acontecer alguma interferência externa ao jogo, pode-se repetir o rally. É o chamado let.

O badminton é um esporte que exige muita velocidade, em um saque a peteca pode atingir mais de 300km/h.

Pontuação

O badminton é divido em 3 sets, se o jogador ou dupla ganhar os primeiros dois sets, não é necessário jogar o terceiro.

Os sets terminam quando um dos lados atinge 21 pontos. Porém se o jogo empatar com ambos a 20 pontos, joga-se até alcançar uma margem de dois pontos de diferença.

Se o jogo for até os 29 pontos, ainda empatado, ganha quem fizer 30 pontos primeiro.

Serviço

No início do jogo é feito um sorteio, o vencedor pode escolher entre fazer o saque, receber o saque ou um dos lados da quadra.

Durante a partida há um servidor (quem faz o saque) e um recebedor (quem recebe o saque). Essas funções vão se alterando de acordo com quem marca pontos.

Se o servidor marcar um ponto, continua a servir. Porém, se errar o serviço passa a ser feito pelo adversário.

Quem recebe não pode se mexer até o servidor golpear a peteca. Golpe é o nome dado ao movimento da raquete para a frente quando bate na peteca.

O servidor, quando for fazer o saque, deve manter os dois pés fixos no chão. A peteca tem que ficar abaixo da sua cintura quando for golpeada.

O golpe deve acontecer na base da peteca e com o cabo da raquete direcionado para baixo. Além disso, o golpe efetuado com a raquete tem de ter um movimento constante, não se pode parar a raquete com a peteca em cima.

Posicionamento em quadra

Ao fazer o primeiro serviço, o servidor deve se posicionar ao lado direito da sua quadra, enquanto o recebedor se posiciona em diagonal ao servidor na sua parte do campo (também ao seu lado direito). Quando o placar do servidor for par, é dessa forma que os jogadores devem ficar (inclusive jogando em duplas).

Já quando a pontuação de quem serve for ímpar, o servidor deve ficar ao seu lado esquerdo do campo, assim como o recebedor.

Nos jogos em dupla o posicionamento é o mesmo, o parceiro de dupla pode se posicionar em qualquer lugar da quadra, contanto que não atrapalhe a visão do recebedor.

Ao fim de cada set, os lados da quadra são trocados. Quem ganhar o set 1, irá servir primeiro no segundo set. Se houver terceiro set, quando um dos lados atingir 11 pontos, trocam-se os campos novamente.

Penalidades

No badminton quando uma falta é cometida, aplica-se a penalização: o jogador adversário ganha um ponto e passa a servir.

Os movimentos proibidos são:

  • A peteca não deve encostar no jogador, em suas roupas, no teto e ao redor da quadra.
  • O jogador não deve tocar na rede, mesmo que com a raquete ou com as suas roupas.
  • O jogador não pode bater mais de uma vez seguida na peteca ou passar para o seu parceiro (em jogos de duplas).
  • Nos jogos de duplas, o parceiro não pode receber o saque no lugar do recebedor.
  • A peteca não deve cair fora das linhas da quadra.
  • O servidor não pode errar a peteca durante um saque.
  • O jogador não deve entrar no campo adversário.
  • O jogador não pode bater na peteca por cima da rede, entrando na área do oponente.

Intervalos

Em cada set, ao se atingir 11 pontos, é dado um minuto de intervalo. Pode-se ainda fazer um intervalo de 2 minutos entre cada set.

História: da origem até as Olimpíadas

O badminton nasceu na Índia com o nome de "poona". No século XIX, durante a colonização inglesa na região, foi levado para a Inglaterra. Pela prática ter se iniciado na casa do Duque de Beaufort's, a Badminton House. O esporte ficou conhecido por este nome.

Com a grande popularidade do jogo e a expansão da prática para outros países da Europa e também da América, tornou-se necessário fixar regras e penalidades.

Em 1934 foi fundada a Federação Internacional de Badminton, que depois passou a se chamar Federação Mundial de Badminton.

Em 1992, o badminton estreou oficialmente nos Jogos Olímpicos, em Barcelona. O esporte é particularmente popular na parte Oriental do globo, com destaque para países como China, Coreia do Sul, Japão, Indonésia e Índia.

A China é o país com mais medalhas olímpicas na modalidade: 48.

No Brasil, a primeira medalha do badminton aconteceu em 2007, nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. A dupla vencedora, Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo, ficou em terceiro lugar e ganhou a medalha de bronze.

O badminton também é um esporte paraolímpico, que fez a sua estreia nas Paraolimpíadas de Tóquio 2020, realizada em 2021. O país com mais medalhas no parabadminton foi a China:10.