Significado de Diamante

O que é um Diamante:

O diamante, também chamado de gema, é uma pedra preciosa formada por átomos puros de carbono em condições de cristalização. Pode ser encontrado em toda superfície da Terra e possui alto valor de mercado, sendo considerado uma das mais valiosas pedras preciosas.

Para ser comercializada a pedra deve passar por um processo que inclui lapidação e avaliação de suas características. O diamante é a pedra mais valorizada no comércio de pedras preciosas e sua gema é utilizada para a confecção de joias de luxo.

Por serem pedras muito resistentes também são usadas no setor industrial para atividades de escavação. Os diamantes (tanto os naturais quanto os sintéticos) são utilizados como brocas de perfuração, principalmente na escavação de poços de gás e de petróleo.

Diamante

Origem do diamante

O diamante pode ser encontrado na superfície terrestre, mas não é neste local que ele é formado. As pedras existem há bilhões de anos e há relatos de que suas primeiras aparições na natureza aconteceram na Índia, aproximadamente 800 anos antes de Cristo.

O surgimento de um diamante é resultado final de um fenômeno natural que acontece em regiões muito profundas da Terra. As pedras surgem abaixo do manto terrestre, pela união de dois fatores naturais: a pressão que existe abaixo da terra e a concentração de altas temperaturas

Os diamantes chegam à superfície terrestre a partir de erupções vulcânicas, embora estas erupções não sejam a causa ao seu surgimento. Foi por esse motivo que, por muito tempo, acreditou-se que os diamantes eram originados pelos vulcões em atividade.

Estrutura do diamante

O diamante é formado exclusivamente por átomos de carbono puro (C), não possuindo nenhuma outra substância na sua constituição.

Normalmente é encontrado na natureza na forma cúbica, com 8 lados (octaédrica). Podem chegar a ser encontrados cristalizados com até 48 lados (forma hexaquisoctaédrica). As pedras têm densidade aproximada de 3,5 gramas/cm3 e um índice de refração de 2,4, que garante seu brilho intenso.

Características de um diamante

O diamante possui algumas características específicas. Veja quais são as principais, que podem ajudar a identificar esta pedra preciosa.

  • É uma das mais duras e resistentes pedras preciosas.
  • Quando está sob luz solar reflete as cores que foram o arco-íris: amarelo, laranja, vermelho, azul, verde, anil e violeta.
  • É a pedra preciosa mais brilhante.
  • Não é arranhada por nenhum outro material, somente por outro diamante.
  • São condutores naturais de eletricidade.
  • Alguns tipos de diamante possuem a característica de refletir sob luz negra.

Avaliação dos diamantes

O valor de mercado de uma pedra de diamante é definido a partir da análise das seguintes características: nível de pureza, peso, tipo de corte e cor.

O método de avaliação dos diamantes é chamado de 4 C’s: Color (cor), Carat (peso), Clarity (pureza) e Cut (corte).

Cor da pedra

A cor dos diamantes é resultado do seu contato, ainda na natureza, com outras substâncias. Para analisar a cor da pedra existe uma escala que avalia a coloração dos diamantes. Essa escala considera desde os diamantes incolores até a mais alta intensidade de cor já encontrada.

A escala é classificada das letras D até Z. D corresponde aos diamantes incolores e Z corresponde aos amarelos.

Quanto mais rara for a cor da pedra, mais valioso será o diamante. Os diamantes sem cor são os mais facilmente encontrados na natureza. Já os diamantes em tons avermelhados são os mais raros.

diamante vermelhoO diamante vermelho é um dos mais raros e caros. 

Peso da pedra

O peso é outra característica analisada para determinar o preço do diamante. O valor da pedra será proporcional ao seu peso, que é medido em quilates, que é equivalente a dois gramas.

Nível de pureza

A avaliação da pureza de um diamante também é fundamental para determinar o seu valor. Para avaliar quanto um diamante é puro são levadas em consideração características como qualidade da pedra, impurezas e existência de falhas em sua superfície.

Tipo de corte e lapidação

O corte do diamante é maneira como foi feita a lapidação da pedra. A lapidação traz brilho à pedra, aumentando a característica de reflexão das cores que compõem o arco-íris. Quanto melhor for o trabalho de lapidação, mais valor o diamante terá.

Para verificar a qualidade da lapidação do diamante são analisados dois critérios: a simetria das proporções da pedra e o acabamento do trabalho. Quanto mais simétrico e bem-acabado for o diamante, maior será o seu preço no mercado de pedras preciosas.

Preço do diamante

O valor de um diamante é variável, de acordo com a análise das suas características. No mercado mundial o preço médio de um quilate de diamante é aproximadamente 136 dólares.

O diamante mais caro vendido custou 63 milhões de dólares. Tratava-se de uma pedra de diamante bruto com peso de 813 quilates.

O maior diamante já vendido pesava 1109 quilates e foi vendido por 53 milhões de dólares.

Diamantes artificiais

A criação de diamantes artificiais surgiu a partir da ideia de aproveitar as características de resistência e durabilidade dos diamantes naturais. Além de reproduzir estas características, o diamante artificial tem a vantagem de ser mais barato em comparação aos naturais.

Métodos de produção

O método mais comum de produção de diamantes é a deposição por vapor químico. As pedras artificiais podem ser produzidas a partir de um quartzo que, em contato com gás químico e carbono, se decompõe e gera os diamantes artificiais.

Outro método, mais recente, permite a criação de diamantes sintéticos a partir de uma pedra de diamante natural. Este processo funciona como uma incubadora que, em alta pressão, derrete o diamante junto a uma cápsula de grafite. Esta técnica transforma o grafite em novas pedras de diamante sintético.

Diamantes no Brasil

O Brasil já foi um grande produtor de diamantes, mas perdeu espaço para outros países na extração do mineral. Hoje em dia vem recuperando espaço neste mercado, depois da descoberta de novas reservas de diamantes.

Atualmente o Mato Grosso é responsável por aproximadamente 87% da produção de diamantes no país. O estado conta com cerca de 150 regiões de garimpo.

Outros estados como Amazonas, Bahia, Pará e Rondônia também possuem minas de diamante, mas em menor quantidade.

Leia também os significados de Pedras preciosas e Quartzo.

Data de atualização: 14/12/2018. O significado de Diamante está nas categorias: Geral, Ciência