Significado de Arco-íris

O que é um Arco-íris:

Arco-írisArco-íris é um fenômeno visual e meteorológico que origina um arco com as sete cores do espectro solar.

O arco-íris é formado graças à refracção e reflexão da luz solar nas gotas de chuva. Por vezes também é possível verificar este fenômeno na água pulverizada em cascatas e cachoeiras.

Quando ocorre uma reflexão múltipla da luz solar, é possível verificar mais de um arco-íris em simultâneo, sendo um o arco-íris primário e outro o secundário. O primário apresenta as cores vermelho no exterior e violeta no interior e o arco-íris secundário apresenta a ordem inversa. Cada cor do arco-íris pode ter um significado diferente.

Descubra o que significam as cores dos arco-íris.

Na nova ortografia, a palavra arco-íris permaneceu sendo escrita com o hífen. O plural de arco-íris é arco-íris, visto que é um substantivo de dois números, ou seja, tem uma só forma para o singular e plural.

Existem também algumas lendas em relação ao arco-íris. A mais popular delas indica que no final de um arco-íris é possível encontrar um pote de ouro.

Atualmente, as cores do arco-íris usadas em uma bandeira representam a comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e trangêneros).

A expressão "vomitando arco-íris" surgiu com a propagação de memes e serve para descrever uma pessoa que está deslumbrada com alguma coisa.

Saiba mais sobre o significado de vomitando arco-íris e meme.

Arco-íris na Bíblia

Na Bíblia, é contado o episódio em que surgiu o primeiro arco-íris. Em Gênesis 9:16, Deus afirma que o arco-íris serve como lembrança de uma aliança feita por Deus com o homem, aliança que indicava que Deus não voltaria a enviar um dilúvio para destruir com a vida na Terra.

Data de atualização: 12/08/2015.