Significado das Cores primárias

O que são Cores primárias:

Cores primárias são as cores puras, ou seja, que não podem ser criadas a partir da combinação de outras cores. As cores primárias são: o amarelo, o vermelho (magenta) e o azul (ciano).

A partir das cores primárias é possível fazer todas as outras cores, com exceção do branco que não é uma cor verdadeira. A mistura de cores primárias gera as cores secundárias: verde, laranja e roxo.

Por fim, ainda temos as cores terciárias, que são formadas pela mistura de uma cor primária com uma cor secundária.

Core primárias

Existem apenas três cores verdadeiras, o vermelho, o amarelo e o azul. São consideradas primárias pois não é possível fazê-las a partir da mistura de outras cores.

primárias

Saiba mais sobre o significado das cores.

Cores primárias e cores secundárias

As cores primárias podem ser misturadas em pares para formar as cores secundárias, que são o verde o laranja e o roxo.

secundárias

Saiba mais sobre cores secundárias.

Cores terciárias

As cores terciárias são formadas a partir da combinação de uma cor primária com uma cor secundária, que resultam nas cores: vermelho-arroxeado, vermelho alaranjado, amarelo-alaranjado, amarelo-esverdeado, azul-esverdeado e azul arroxeado.

Saiba mais sobre cores terciárias.

Cores primárias da luz

Ao contrário das cores primárias dos pigmentos, as cores primárias da luz (sistema aditivo) são o vermelho, o verde e o azul.

Este conjunto de cores é comumente conhecido por RGB (Red, Green e Blue) e, quando combinadas, são capazes de produzir a sensação visual de outras cores.

Ver mais sobre RGB.

A cor branca, por exemplo, pode ser formada quando há a combinação de todas as três cores primárias da luz ao mesmo tempo. O sistema de cores RGB é referente aos objetos que emitem luz, como os monitores de computador, televisões, celulares, câmeras digitais e etc.

Saiba mais sobre a teoria das cores, psicologia das cores e cores quentes e frias.

Data de atualização: 21/11/2019.