Significado de Intelectual

O que é Intelectual:

Intelectual é um adjetivo que caracteriza algo ou alguém que desempenha uma atividade de natureza mental, relacionado com o intelecto e a inteligência. Um intelectual é a pessoa que produz pensamentos.

Este termo também pode assumir a classificação de substantivo e representar a pessoa que vive exclusivamente de seu intelecto, ou seja, de sua inteligência e das coisas que requerem uma aplicação mental, como a cultura, as artes, a música, a literatura e etc.

Assim, quando se diz que determinada pessoa é uma intelectual, significa que é culta, que se propõe a estudar e refletir sobre ideias que abrangem os mais variados temas que possam ter alguma relevância social ou individual.

Os pseudointelectuais, por outro lado, são os falsos intelectuais. São indivíduos que fingem ter conhecimento intelectual e que aparentam ter interesse sobre determinados temas, como ciência, cultura, artes, literatura e etc, que na realidade não gostam.

Alguns dos principais sinônimos de intelectual são: cerebral, racional, mental, intelecto, espiritual, pensador, sábio, letrado, erudito, sabedor, culto e douto.

Deficiência intelectual

Se caracteriza quando a pessoa apresenta um desenvolvimento intelectual abaixo da média, com dificuldades cognitivas (de aprendizagem) e demais limitações em outras áreas consideradas básicas, como a comunicação, o autocuidado, as habilidades sociais, entre outras.

Os indivíduos com deficiência intelectual têm dificuldade de assimilar informações, processos e atividades que são comuns para as outras pessoas e, por este motivo, as crianças com este déficit cognitivo devem ser acompanhadas por profissionais e educadores que possam transmitir o conhecimento de modo diferenciado.

As principais causas que podem levar ao déficit intelectual estão relacionadas com fatores biológicos (como síndromes genéticas e distúrbios cromossômicos, por exemplo), mas também podem se originar a partir de fatores sociais, comportamentais e educacionais.

Propriedade intelectual

É um ramo do Direito que consiste na preservação e proteção da autoria do conhecimento ou criação de natureza humana.

Assim, a propriedade intelectual garante que o criador de determinada ideia, por exemplo, não veja a sua criação ser roubada por outra pessoa. O criador detém todos os direitos sobre a reprodução daquilo que criou.

De acordo com a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), a propriedade intelectual é dividida em duas partes: a Propriedade Industrial, que inclui a criação de marcas, patentes (invenções), desenhos industriais e demais conceitos que sejam palpáveis; e os Direitos Autorais, que abrangem todos os trabalhos culturais, artísticos e de cultura imaterial (poemas, filmes, peças de teatro, livros, músicas, desenhos e etc).

Quociente intelectual

Também conhecido por QI, consiste num teste que mede o nível de inteligência das pessoas. Em suma, o teste do Quociente Intelectual serve para determinar a capacidade de aprendizagem de determinada pessoa, em comparação com a maioria dos indivíduos da sua mesma faixa etária, por exemplo.

Saiba mais sobre o significado do QI.

Data de atualização: 29/01/2017.