Dorama

O que é dorama:

Dorama é o nome dado às séries de TV produzidas em países asiáticos, como Japão, China, Coreia do Sul, Tailândia e Taiwan. Originalmente, no entanto, o nome dorama era usado para se referir apenas às séries de TV japonesas. A pessoa que gosta de dorama é chamada de dorameira ou dorameiro.

O nome dorama tem origem na palavra “drama”. Portanto, doramas nada mais são que produções dramáticas desenvolvidas em países orientais. Como todas as séries, eles são formados por uma sequência de episódios e às vezes têm mais de uma temporada.

Diferente das novelas brasileiras, que chegam a ter centenas de episódios, doramas tendem a ser mais curtos. O dorama sul-coreano Descendentes do Sol (2016), por exemplo, tem apenas 16 episódios. Já o dorama chinês Meteor Garden (2018) é mais longo: tem ao todo 50 episódios.

Outra diferença dos doramas em relação às novelas brasileiras é que os doramas, tais como as séries de um modo geral, restringem-se a um único núcleo. As nossas novelas tendem a ter mais de um núcleo, mais personagens, além de serem mais extensas. As novelas passam todos os dias na TV (com exceção do domingo). Em boa parte dos casos, os doramas são transmitidos semanalmente, tais como as séries de TV de outros países.

Existem doramas dos mais diversos gêneros: romance, escolar, comédia, comédia romântica, policial, drama médico, ficção científica, suspense, terror etc. Quanto ao gênero, nada diferencia doramas de outros tipos de séries e novelas.

Embora originalmente o nome dorama seja usado para designar séries japonesas, hoje também se fala em doramas coreanos, chineses, tailandeses etc. Foi criado um nome para cada tipo de dorama de acordo com a sua nacionalidade:

  • J-drama: dorama japonês
  • K-drama: dorama sul-coreano
  • C-drama: dorama chinês
  • Thai-drama: dorama tailandês (também chamado de lakorn)
  • T-drama: dorama taiwanês

Gostou desse conteúdo? Experimente ler estes também: