Significado de Fanfic

O que é Fanfic:

As fanfics são histórias ficcionais criadas por fãs, que se baseiam em diversos personagens e histórias de filmes, livros, séries, histórias em quadrinhos, videogames, mangás, animes, grupos musicais, celebridades etc.

A palavra Fanfic é a abreviação da expressão inglesa fanfiction, que significa “ficção de fã” na tradução literal para a língua portuguesa.

Os fanfics são muito utilizados por pessoas que são muito fãs de uma história e querem dar continuidade ao enredo ou personagens preferidos, com interações, contextos ou até personagens diferentes.

É importante lembrar que os criadores das fanfics não têm a intenção de ferir os direitos autorais ou de obter lucros com as suas produções.

Exemplo de como funciona o fanfic na prática:

Uma pessoa muito fã da saga de Harry Potter pode criar uma fanfic da história. Ou seja, utilizar os personagens existentes, formas diferentes, seja no universo criado pela autora ou em qualquer outra época, mundo e contexto que preferir.

De forma prática, o fã pode fazer interações diferentes entre os personagens, formar pares e situações que não existem na série original, entre outros contextos. Algumas fanfics também adicionam novos personagens às histórias existentes.

Normalmente, as fanfics são publicadas em fóruns ou sites específicos para este tipo de conteúdo na internet.

Os animes e mangás são um dos principais produtos que atraem a produção de fanfics entre os jovens e adolescentes, principalmente.

A popularização das fanfics ocorreu com o advento e consolidação da internet, mas a sua origem está em meados da década de 1970. Na época, fãs de Star Wars (“Guerra nas Estrelas”), nos Estados Unidos, começaram a criar fanzines e histórias alternativas baseadas no enredo e personagens desta série.

Tipos de fanfics

Existem diversas tipos e subtipos de fanfics, com temáticas, estruturas, gêneros e estilos diferentes da narrativa original, que podem ir desde histórias românticas, de ação e aventura, com conotações sexuais, comédia, entre outros.

Abaixo, listamos alguns tipos de fanfics:

  • A / A (Ação / Aventura): são histórias com lutas, aventuras e batalhas;
  • Angst: geralmente, são histórias mais fortes, que envolvem, depressão e tristeza;
  • UA (universo alternativo): histórias onde os personagens são colocados em mundos diferentes do seu universo normal;
  • Crossover (cruzamento): quando contextos, universos ou personagens de histórias diferentes se cruzam numa mesma história. Exemplo: colocar o Harry Potter em alguma cena das Crônicas de Nárnia.
  • Fluff: histórias que normalmente são curtas e doces. Geralmente, pode gerar em torno de um romance ou ser uma apenas uma história divertida e feliz;
  • M / F (masculino / feminino): histórias que envolvem romance entre homem e mulher;
  • Oneshot: diferente da maioria dos fanfics, os oneshots não são divididos em vários capítulos e geralmente são mais curtos. São histórias completas.
  • OOC (fora do personagem): são histórias em que um personagem conhecido se comporta de maneira diferente da história original;
  • OC ou PO (personagem original): a história inclui um personagem criado pelo escritor fã.
  • Slash: história com um relacionamento homossexual;
  • R.A. (Realidade Alternativa): quando a história tem o mesmo universo e personagens criados pelo autor, mas um dos fatos muda;
  • Slow Burn: histórias em que os personagens lentamente caem em um relacionamento romântico ou sexual.

Saiba mais sobre o significado de Anime e Mangá.

Veja também o significado de:

Data de atualização: 15/01/2021.