Significado de Fanfic

O que é Fanfic:

Fanfic é a abreviação da expressão inglesa fanfiction, que significa “ficção de fã” na tradução literal para a língua portuguesa.

As fanfics são histórias ficcionais que podem ser baseadas em diversos personagens e enredos que pertencem aos produtos midiáticos, como filmes, séries, HQ’s, videogames, mangás, animes, grupos musicais, celebridades e etc.

Os fãs desses produtos se apropriam do mote da história ou dos seus personagens para criarem narrativas paralelas ao original.

Por exemplo, um fã de determinado filme escreve uma narrativa utilizando características do enredo ou dos personagens desta produção cinematográfica, alterando e criando algumas situações diferenciadas conforme a sua imaginação desejar.

Saiba mais sobre o significado de Anime e Mangá.

Normalmente, as fanfics são publicadas em fóruns ou sites específicos para este tipo de conteúdo na internet. Os criadores das fanfics não têm a intenção de ferir os direitos autorais ou de obter lucros com as suas produções.

As fanfics servem apenas como uma extensão do produto original para que os fãs possam ter espaço para conversar e fantasiar sobre as suas histórias e personagens favoritos.

Atualmente, os animes e mangás são os principais produtos que atraem a produção de fanfics entre os jovens e adolescentes, principalmente.

Existem diversas categorias e subcategorias de fanfics, com temáticas, estruturas, gêneros e estilos diferentes da narrativa original, que podem ir desde histórias focadas em cenas de sexo explícito entre os personagens, em violência extrema, comédia, romances e etc.

A popularização das fanfics ocorreu com o advento e consolidação da internet, mas a sua origem está em meados da década de 1970, quando fãs de Star Wars (“Guerra nas Estrelas”), nos Estados Unidos, começaram a criar fanzines e histórias alternativas baseadas no enredo e personagens desta série.

Data de atualização: 07/07/2016.