Significado de Muay Thai

O que é Muay Thai:

O Muay Thai é uma luta marcial tailandesa, conhecida como a “luta das 8 armas”. Essas armas são as partes do corpo utilizadas nos golpes: dois cotovelos, dois punhos, dois joelhos e a combinação das duas canelas e dos dois pés.

Também chamado de thai boxe ou boxe tailandês, o Muay Thai utiliza socos, cotoveladas, joelhadas, chutes e técnicas de esquiva e proteção.

O Muay Thai surge como uma técnica de defesa e de guerra, desenvolvida pelos tailandeses para sua proteção e para a defesa do seu território contra os inimigos.

Essa luta se difundiu na Tailândia e, além dos propósitos militares, começou a ser praticada como um esporte. Hoje o Muay Thai tem adeptos no mundo todo e em 2016 tornou-se um esporte olímpico.

História do Muay Thai

Ao longo de sua história, a Tailândia sofreu inúmeros ataques e invasões de inimigos. Para lutar contra essas investidas, os tailandeses começaram a desenvolver técnicas de luta que dariam origem ao Muay Thai.

O Muay Thai era praticado pelo exército e os lutadores obtinham reconhecimento social por dominar a técnica. Os reis tailandeses incentivavam e até mesmo, praticavam a arte marcial.

Um dos nomes mais famosos do Muay Thai é Nai Khanom Tom, que havia sido capturado pelos birmaneses quando estes invadiram o território tailandês.

Nai Khanom Tom foi desafiado a lutar contra os birmaneses e, com desempenho magnífico, venceu diversas lutas seguidas, ganhando reconhecimento e tornando-se o “pai do Muay Thai”.

Outro nome importante do Muay Thai foi o rei Pra Chao Sua, que governou no início do século XVIII. Ele era um entusiasta da luta e um exímio lutador.

Por volta dos anos 1930 foram definidas regras para o Muay Thai, que começou a se popularizar não somente na Tailândia, mas no mundo todo.

Golpes e técnicas do Muay Thai

No Muay Thai, os lutadores utilizam os punhos, os cotovelos, os pés e os joelhos para realizar sequências de golpes e defesas em um jogo de ataque e contra-ataque.

Socos (Mhad)

Os socos são os golpes mais comuns do Muay Thai e são realizados com o punho fechado. Existem quatro socos principais:

  • Jab: dado com o braço que está na frente, tem como alvo o queixo do adversário
  • Direto: dado com o braço de trás, também tem como alvo o queixo
  • Cruzado: golpe que visa atingir a lateral da face do adversário
  • Uppercut: dado de baixo para cima, visa atingir o queixo

Cotoveladas (Sawk)

As cotoveladas podem ser dadas de várias maneiras, podem atingir a cabeça do adversário pela lateral e também pela frente. Por serem impulsionadas pelos quadris, as cotoveladas podem ser muito violentas e costumam levar ao nocaute quando bem aplicadas.

Chutes (Dteh)

Os chutes no Muay Thai podem ser efetuados com os pés e com as canelas. Podem vir das laterais e acertar as pernas, o abdômen ou a cabeça. Um chute potente pode levar o adversário ao nocaute (knock out).

Muay Thai

Joelhadas (Khao)

As joelhadas podem ser aplicadas frontal e lateralmente e podem ser precedidas de um salto. Também são golpes muito potentes, que podem provocar lesões e levar o adversário ao nocaute.

Defesas (Pongkan)

As técnicas de defesa do Muay Thai buscam a proteção contra os golpes do adversário. Para defender-se, os lutadores utilizam os braços, os ombros e as pernas, que servem como escudo.

Equipamentos e proteção

Para proteger-se de lesões, os lutadores de Muay Thai utilizam alguns equipamentos de proteção, como luvas, protetores bucais, caneleiras, bandagens e coquilhas (proteção para área íntima masculina).

Muay Thai

Graduação do Muay Thai

Originalmente os lutadores do boxe tailandês não são diferenciados por graduação. No entanto, no Brasil, a classificação dos lutadores por níveis foi estabelecida e, de acordo com a Confederação Brasileira de Muay Thai, é dada da seguinte forma:

  • Branca;
  • Branca ponta vermelha;
  • Vermelha;
  • Vermelha ponta azul clara;
  • Azul clara;
  • Azul clara ponta azul escura;
  • Azul escura (instrutor);
  • Azul escura ponta preta (instrutor master);
  • Preta (professor);
  • Preta e branca (Mestre); e
  • Preta, branca e vermelha (Grão Mestre).

Veja também o significado de arte marcial e conheça o boxe.

Data de atualização: 13/02/2020.