Significado de Anime

O que é Anime:

Anime ou animê (como é dito no Brasil) é o nome dado para o tipo de desenho animado produzido no Japão.

No entanto, de acordo com o conceito japonês dos animes, este termo é utilizado para classificar todos os tipos de animações, ou seja, independente da sua origem (nacional ou estrangeira).

A origem da palavra anime é incerta. Alguns pesquisadores consideram que seja uma abreviação do inglês animation (“animação”), enquanto outros defendem que possa ter surgido a partir do francês animée (“animado”).

O anime é confundido erroneamente como um gênero de animação, quando na verdade é apenas um meio, já que pode apresentar inúmeros tipos diferentes, como infantil, terror, romance, comédia, aventura, erótico, ficção científica e etc.

No Brasil, os animes começaram a fazer bastante sucesso a partir de meados da década de 1980. Entre os títulos mais populares está Dragon Ball, Naruto, Cavaleiros do Zodíaco, Sakura Card Captor, Pokémon, Digimon, Sailor Moon, Death Note, One Piece e vários outros.

Ver também o significado de Pokémon.

Os animes são consumidos principalmente pelos otakus, que no ocidente convencionou-se chamar as pessoas que são fanáticas pela cultura pop japonesa.

Entre os otakus também existem os cosplayers, fãs de determinado anime ou mangá que gostam de se caracterizar como alguns personagens das suas séries japonesas favoritas.

Normalmente, nas convenções e reuniões de otakus (que exploram bastante a paixão pelos animes e mangás) acontecem campeonatos de cosplays, com o objetivo de premiar o cosplayer com a melhor caracterização e atuação.

Características dos animes

Os desenhos dos animes são caracterizados pela intensa demonstração dos sentimentos e emoções dos personagens através das suas expressões faciais.

Os olhos grandes, cheios de brilho e cor, as onomatopeias e expressões exageradas são algumas das características mais comuns nos animes.

Tipos de animes

Os animes podem abordar diferentes tipos de temáticas, atingindo um público-alvo específico. Os animes são classificados de acordo com o público e a temática que possuem, sendo os mais comuns: shonen, shoujo, seinen e hentai.

  • Shonen: os animes shonen são destinados para adolescentes do sexo masculino, que gostam principalmente de ação e aventura. Exemplo: Dragon Ball, Natura, Cavaleiro dos Zodíacos, entre outros.
  • Shoujo: estes animes são direcionados principalmente para adolescentes do sexo feminino. Normalmente, tratam dos chamados “ritos de passagem “ de uma mulher, os dramas e preocupações típicas das meninas durante a adolescência, como o primeiro amor, o primeiro beijo e etc.
  • Seinen: são animes para o público adulto, normalmente destinado aos homens. Tratam de assuntos mais complexos, profundos e realistas.
  • Hentai: são os chamados animes eróticos ou pornográficos, com cenas de sexo explícito.

Existem diversas outras categorias e subcategorias de animes.

Anime e Mangá

Muitos animes se originam a partir do sucesso de alguns mangás.

Os mangás são tipos de histórias em quadrinho japonesas, que apresentam como principal característica o modo de leitura: feito de trás para frente e da direita para a esquerda, ao contrário do que é comum nas convencionais HQ’s ocidentais.

Assim como os animes, os mangás têm traços muito exagerados, destacando as expressões faciais dos personagens e utilizando muitas onomatopeias.

Saiba mais sobre o significado de mangá.

O significado de Anime está na categoria: Geral