Significado de Efêmera

O que é Efêmera:

Efêmera é o mesmo que efêmero, um termo grego que significa “apenas por um dia”. Refere-se a algo passageiro, transitório, de curta duração.

Todas as coisas que são efêmeras têm a característica de não durarem muito, de acabarem passado pouco tempo.

Na natureza, existem flores que duram apenas um dia. São as flores efêmeras de determinados cactos, orquídeas e outras plantas.

Os insetos do gênero Ephemera, que pertence à família dos Efemerídeos, possuem esse nome porque vivem apenas poucas horas. São insetos pequeninos, atingem no máximo quatro centímetros e habitam as margens dos rios ou locais de água doce.

Arte efêmera é todo tipo de arte que não é permanente, ou seja, não perdura através dos tempos. São exemplos dessa arte os grafites, as esculturas em areia ou gelo, os coloridos tapetes de flores construídos nas ruas em celebrações religiosas, as instalações construídas para exibições momentâneas etc.

Efêmera (Música)

Efêmera é o nome do primeiro disco da cantora paulistana Tulipa Ruiz, lançado em 2010. É também o título da primeira música do disco composto por 11 músicas. Segue abaixo um trecho da música "Efêmera":

“Congele o tempo preu ficar devagarinho
Com as coisas que eu gosto
E que eu sei que são efêmeras
E que passam perecíveis
Que acabam, se despedem,
Mas eu nunca me esqueço.”

Data de atualização: 25/09/2013.