Significado de Energia Mecânica

O que é Energia Mecânica:

Energia mecânica é aquela que é produzida a partir do trabalho de um corpo que pode ser transferida para outro.

A energia mecânica é o resultado da soma da energia produzida pelo movimentos dos corpos (energia cinética) com a energia produzida através da interação dos corpos relacionada com a posição dos mesmos (energia gravitacional ou energia potencial elástica).

Esta soma pode ser representada pela fórmula abaixo:

energia mecanica formula

De acordo com o Sistema Internacional (SI), a unidade de medida resultante da fórmula da energia mecânica é o Joule, representado pela letra J.

Em um exemplo mais claro, vamos imaginar uma maçã caindo de uma árvore. Neste movimento, ela possui energia cinética, já que está em movimento e adquire velocidade; e  também possui energia potencial gravitacional, pois tem a força da gravidade que age sobre a maçã, fazendo com qu ela caia no solo.

Princípio da Conservação da Energia Mecânica

Quando a energia mecânica é originada de uma sistema onde não há atrito, baseado nas forças conservativas, a resultante da energia permanecerá constante, ou seja, a energia de um corpo será constante quando a mudança ocorre somente nas modalidades de energia (cinética, mecânica, potencial).

Energia Cinética

Uma das partes utilizadas na soma da energia mecânica, a energia cinética é a energia resultante da transferência de energia do sistema que põe o corpo em movimento. 

Veja mais sobre o significado de Energia Cinética.

Energia Potencial

Outra energia parte da soma da energia mecânica, a energia potencial é aquela que está presente nos corpos, dando a eles a capacidade de realizar trabalho.

Quando a energia está relacionada à força do peso, a energia é chamada de energia potencial gravitacional. Já quando ela está relacionada a uma força elástica é chamada de energia potencial elástica.

Veja também o significado de Energia Potencial.

O significado de Energia Mecânica está nas categorias: Geral, Tecnologia