Significado de Energia cinética

O que é Energia cinética:

Energia cinética é um tipo de energia que está relacionada com o movimento dos corpos.

O resultado da energia cinética está intrinsecamente ligado ao valor da massa do objeto e a sua velocidade de movimento.

Por exemplo, se dois objetos tiverem a mesma velocidade, mas com massas diferentes, o corpo que tiver a massa mais pesada terá maior energia cinética.

Normalmente, para que um objeto ganhe movimento inicial é preciso a aplicação de uma força que o impulsione (ação esta que na Física é conhecida por “Trabalho”).

Segundo o Teorema da Energia Cinética, “o trabalho da força resultante é medido pela variação da energia cinética”.

A equação universal da Energia Cinética é a seguinte:

Equação da Energia Cinética

  • m = massa
  • v = velocidade
  • Ec = Energia Cinética

De acordo com o Sistema Internacional de Unidades, a energia cinética é medida em Joules (J), em referência ao cientista inglês James Prescott Joule.

Para a Física, a energia cinética faz parte do conceito de Energia Mecânica, que também engloba outros modelos de energia, como a Potencial Elástica e a Potencial Gravitacional, por exemplo.

Ver também o significado de Energia Térmica.

Energia Cinética e Energia Potencial

São inversamente proporcionais. Ao contrário da energia cinética, que gasta energia para executar o movimento, a energia potencial consiste no armazenamento desta energia.

A energia “armazenada” (potencial) pode se manifestar, posteriormente, como energia cinética, a partir do momento em que determinado corpo (“energizado”) começa a se movimentar. 

O significado de Energia cinética está na categoria: Ciência