Significado de Calor

O que é Calor:

Calor é um conceito do âmbito da Física que representa uma forma de energia, sendo a energia térmica em movimento entre partículas atômicas. A palavra calor também pode remeter para alguma coisa quente, ou seja, com temperatura elevada.

Quanto maior for o calor (energia térmica) aplicada a um objeto ou sistema que esteja em condições isoladas (sem influências externas), maior será a sua temperatura. Quandos dois corpos têm temperaturas diferentes e estão em contato, o calor passa do objeto com maior temperatura para o de menor temperatura, até que seja atingido o equilíbrio térmico.

Apesar de muitas vezes da unidade de medição do calor ser a caloria (cal), de acordo com o Sistema Internacional, o calor é medido em joule (J), em homenagem a James Prescott Joule, físico britânico que descobriu (junto com outros físicos) que a energia mecânica poderia se transformar em calor e vice-versa.

De maneira geral, é comum dizer que está calor quando a temperatura está muito alta (no Verão, por exemplo). No entanto, essa questão pode ser muito subjetiva, porque o que é calor para mim pode não ser para outra pessoa.

Em sentido figurado, a palavra calor pode significar animação ou entusiasmo. Ex: O artista foi abraçado pelo calor do público.

Também pode descrever uma situação em que os ânimos estão exaltados. Ex: No calor do momento, a discussão se transformou em uma briga violenta.

Calor e temperatura

Apesar de muitas vezes serem usados como sinônimos, existe uma diferença entre calor e temperatura, dois conceitos importantes da termologia.

Calor é a energia térmica em movimento, ou seja a energia cinética proveniente da movimentação dos átomos ou moléculas.

Por outro lado, a temperatura é a grandeza física usada para medir a energia cinética em questão. A temperatura associa um número à vibração entre moléculas. A temperatura é o sistema ou escala criada para medir a vibração molecular, ou seja, ao calor.

Calorimetria

A calorimetria é o campo que estuda ou processo usado para medir a quantidade de calor que é absorvida ou libertada durante um fenômeno químico ou físico.

No âmbito da medicina, a calorimetria é usada para medir o metabolismo basal de um determinado organismo, calculando o calor produzido por um determinado indíviduo. A calorimetria também pode ser usada para quantificar as calorias dos alimentos.

Calor específico

A expressão calor específico indica a quantidade de calor que é preciso fornecer a uma determinada substância para que a sua temperatura suba 1 grau centígrado.

Por exemplo: com pressão constante de 1 atm, o calor específico da água é 1,0 cal/gºC, ou seja 1 caloria por grama por grau centígrado.

Calor latente

O calor latente remete para o calor existente em um corpo, que apesar de não alterar a sua temperatura, provoca uma modificação no âmbito molecular.

Essa modificação molecular pode ser equivalente à passagem do estado sólido para estado líquido ou do estado líquido para o estado gasoso.

Calor sensível

É conhecido como calor sensível o calor (energia térmica) aplicada sobre algum corpo ou substância, que apenas causa uma mudança de temperatura, não ocorrendo a modificação do seu estado (sólido, líquido ou gasoso).

Data de atualização: 06/02/2017. O significado de Calor está na categoria: Geral