Diferença entre jogo e esporte

O esporte é uma atividade competitiva, com regras pré-estabelecidas e, geralmente os participantes são jogadores ou esportistas profissionais. Já o jogo é uma atividade recreativa, nem sempre competitiva, e os próprios participantes podem definir ou ajustar as regras.

Os objetivos de cada um também são diferentes. No jogo o objetivo é se divertir, mesmo que seja na modalidade competitiva, enquanto no esporte o principal objetivo é vencer, já que são voltados para o cunho profissional e monitorados por suas instituições.

As instituições, como as federações, ligas e confederações, são quem definem as regras dos esportes, como: o número exato de participantes, o local da prática, penalidades, pontuações, uniforme específico, entre outras. Os jogos não necessitam disso. Por mais que existam regras em alguns, elas podem ser adaptadas conforme o interesse dos jogadores.

Por exemplo, na natação, os nadadores devem seguir as regras estabelecidas para competir com outros participantes. Num jogo como o pique bandeira, por mais que existam regras, os próprios jogadores podem adaptá-las.

Alguns exemplos de esporte são: voleibol, futebol, natação e jiu-jitsu.

Alguns exemplos de jogos são: pique-bandeira, queimado(a), stop (adedanha/adedonha).

Nos jogos também há duas classificações importantes. Os cooperativos são aqueles em que há um único objetivo a ser atingido por equipe, que se ajudam ao longo da partida. E os pré-desportivos, que auxiliam na aprendizagem de técnicas, táticas e regras de alguns esportes.

O que são jogos pré-desportivos

Alguns jogos também servem para aprender modalidades esportivas, por isso são chamados de jogos pré-desportivos. O objetivo destes jogos é ensinar e treinar alguns movimentos, técnicas e regras de alguns esportes.

O Desafio do Arremesso, por exemplo, ajuda a entender e praticar algumas regras e táticas do basquete. A Queimada (ou Queimado) ajuda aos jogadores entenderem e treinarem alguns movimentos e táticas do Handebol.

Muitos destes jogos pré-desportivos são utilizados pelos profissionais de educação física no ensino curricular das escolas, para incentivar os alunos a praticarem esportes profissionais e se adaptarem às regras e táticas de maneira mais lúdica.

Data de atualização: 25/06/2021.