Significado de Êxtase

O que é o Êxtase:

Êxtase é o estado emocional em que o indivíduo se sente fora de si ou em transe, caracterizado pela intensificação extrema de variados sentimentos, como o prazer, a alegria, o medo e etc.

O estado de êxtase costuma ser provocado em reação a um estímulo emocional bastante intenso. O ápice do orgasmo é considerado por algumas pessoas como um estado de êxtase.

Algumas doutrinas, como o budismo, por exemplo, utilizam técnicas de meditação e relaxamento para atingir o “nirvana”, ou seja, encontrar uma condição emocional que desperte a sensação de grande paz e ausência total de tristeza ou sofrimento.

Saiba mais sobre o significado do Nirvana.

Etimologicamente, a palavra “êxtase” se originou a partir do grego ékstasis, termo que se refere a sensação de “tirar alguém de sua própria mente”, ou seja, um estado de transe motivado por uma perturbação mental.

Droga ecstasy

O ecstasy é o nome popular da metilenodioximetanfetamina (MDMA), uma droga ilícita sintética conhecida pelos seus efeitos causadores de euforia, agitação, sensação de bem-estar e alterações da percepção sensorial dos indivíduos que a consomem.

Outras consequências perigosas podem surgir com a ingestão do ecstasy, como náuseas, desidratação, hipertensão e hipertermia. Dependendo da capacidade de resistência do organismo do consumidor, a pessoa pode ter graves convulsões e até mesmo morrer.

O consumo do ecstasy se popularizou a partir da década de 1980, com o crescimento da moda techno e das festas rave, onde o consumo desta droga em forma de comprimidos era comum.

O ecstasy atua diretamente no cérebro do consumidor, alterando as substâncias que são responsáveis por fazer as ligações entre os neurotransmissores e as células nervosas. Os efeitos do ecstasy (quando consumido sob a forma de comprimido) duram em média 4 horas.

De acordo com estudos feitos em consumidores frequentes de ecstasy, o usuário apresenta uma série de perturbações mentais, como: perda de memória, dificuldade verbal, alucinações, paranoias, ataques de pânico, depressão, dificuldade em tomar decisões e morte súbita (por colapso cardiovascular).

O ecstasy (MDMA) foi patenteado em 1914, após o pedido feito pelo químico que sintetizou a substância, Anton Kollisch, em 1912.

Inicialmente, o ecstasy foi desenvolvido para ajudar os militares a combater o sono e a fome durante suas missões.

Na década de 1970, a substância MDMA chegou a ser utilizada como medicamento para tratamento de algumas patologias de foro psicológico, mas passou a ser proibida quando os médicos notaram que o ecstasy provocava lesões nos neurônios.

Saiba mais sobre o significado de dependência química

Data de atualização: 06/02/2017. O significado de Êxtase está na categoria: Geral