Significado de Foco

O que é Foco:

Foco é um substantivo masculino que significa a nitidez de uma imagem, a visão de um objetivo bem definido, o centro e o ponto de convergência.

A expressão “fora de foco” indica que a imagem está embaçada, que saiu da zona de nitidez de uma lente. No sentido figurado é aquilo que está fora de prioridade.

A expressão “ter foco” significa ter um objetivo, estabelecer um planejamento, ser organizado e ter persistência para atingir as metas e alcançar o que se pretende.

Na área da Física, foco é um ponto para onde convergem os raios luminosos refletidos por um espelho ou refratados por uma lente quando o feixe incidente é de raios paralelos ao eixo ótico.

Na área da Geometria, foco é o ponto de emanação dos raios vetores para certas curvas (elipse, hipérbole, parábola etc.).

No âmbito da Medicina, foco é o ponto de infecção de certas doenças microbianas, como a tuberculose, entre outras. É o local onde se forma o pus, é o foco de infecção.

Ainda na área de saúde, foco é o local onde se concentra a fonte transmissora de uma doença. Por exemplo: foco de dengue – local onde se observa o acúmulo de água parada, que é o ambiente propício para a criação do mosquito transmissor da doença.

O significado de Foco está na categoria: Geral