Significado de Subjetivo

O que é Subjetivo:

Subjetivo é tudo aquilo que é próprio do sujeito ou a ele relativo. É o que pertence ao domínio de sua consciência. É algo que está baseado na sua interpretação individual, mas pode não ser válido para todos.

Entre os sinônimos de subjetivo estão: intrínseco, tendencioso, individual, peculiar, pertinente. Entre os antônimos de subjetivo estão: real, palpável, realista, impessoal, neutro, independente.

Em inglês a palavra subjetivo é traduzida por subjective. Ex:This is a subjective matter, that's why there are so many different opinions. / Este é um assunto subjetivo, por isso é que existem tantas opiniões diferentes.

Subjetivo e objetivo

Subjetivo é o oposto de objetivo. Um conhecimento subjetivo é aquele que depende do ponto de vista pessoal, individual, que não é fundado no objeto, mas condicionado somente por sentimentos e afirmações arbitrárias do sujeito. Um conhecimento objetivo é fundado na observação imparcial, é independente das preferências individuais.

Uma questão subjetiva é aquela em que a resposta depende de pessoa para pessoa, conforme suas crenças, conhecimentos e convicções. Enquanto, uma questão objetiva é aquela direta, que permite a mesma resposta para todas as pessoas.

Texto subjetivo

Um texto subjetivo é aquele que expressa uma visão pessoal do autor sobre um determinado tema. Nele o autor pode fazer uso de qualquer tipo de linguagem figurada para expor suas ideias, o texto pode conter metáforas, metonímias, sinestesia etc. Um texto subjetivo pode ser apresentado através de poesias, contos, poemas, crônicas, ou mesmo em romance de ficção.

Subjetivo na Filosofia

O conceito filosófico de subjetividade foi especialmente trabalhado pelo filósofo alemão Immanuel Kant, numa tentativa de superação da compreensão da dualidade entre os conceitos de subjetividade e objetividade. Para ele a palavra objetivo indicava o conhecimento científico que deve ser justificável, independente de capricho pessoal. Uma justificação só será objetiva se puder ser submetida a uma prova e consequentemente compreendida por todos. O sentido de subjetividade é usado para expressar os sentimentos e convicções.

Direito Subjetivo

O direito subjetivo é o que dá ao indivíduo a capacidade de exercer determinada conduta em defesa de seus direitos. Por exemplo: ao ser agredido verbalmente, cabe ou não, entrar com uma ação contra o agressor. Esse é um direito subjetivo, é a forma que se entende se é ou não seu direito. O direito subjetivo só produzirá efeitos se for previsto pelo direito objetivo, nesse caso provem da lei, que assegura um processo legal..

Data de atualização: 26/09/2014.