Significado de Hexagrama

O que é um Hexagrama:

HexagramaHexagrama é uma forma geométrica com o formato de uma estrela de seis pontas, composta por dois triângulos equiláteros sobrepostos em posições opostas.

O hexagrama é considerado um dos símbolos do judaísmo, sob o nome de Estrela de Davi ou Selo de Davi. Tradicionalmente, no entanto, o hexagrama também é usado em diferentes culturas pagãs, principalmente entre os esotéricos e feiticeiros.

Neste contexto, o hexagrama possui o significa comum de ser um amuleto de proteção e união dos opostos (homem e mulher, carne e espírito, e etc).

Algumas vertentes ocultistas ainda relacionam o hexagrama com o satanismo e a bruxaria, simbolizando um selo de invocação de espíritos, demônios e anjos.

De acordo com o tipo de seita ou doutrina, os hexagramas costumam variar de aspecto, mas mantendo sempre a base das seis pontas.

Saiba mais sobre o significado do Ocultismo e do Pentagrama.

Hexagrama e Estrela de Davi

Existem algumas diferenças que costumam passar despercebidas pela maioria das pessoas entre a Estrela de Davi, representação cristã no Judaísmo, e os demais hexagramas, utilizados principalmente em rituais pagãos.

De acordo com alguns estudiosos da semiótica e especialistas em simbologias antigas, o hexagrama da Estrela de Davi é composto por dois triângulos sobrepostos, formando uma única figura. Por outro lado, os hexagramas pagãos são formados por triângulos entrelaçados, conforme mostra a figura abaixo:

Hexagrama e Estrela de Davi

Saiba mais sobre o significado da Estrela de Davi.

Data de atualização: 17/09/2016.