Significado de Hanukkah

O que é o Hanukkah:

Hanukkah (lê-se rranucá) é uma festividade judaica realizada todos os anos, que celebra a vitória da luz sobre a escuridão e a luta dos judeus contra os seus opressores. Normalmente a festa dura cerca de oito dias.

Também conhecido como Festival das Luzes, o Hanukkah tem início após o pôr-do-sol do 24º para o 25º dia do mês judaico de Kislev, o nono mês do calendário hebraico, coincidindo com os meses de novembro ou dezembro do calendário gregoriano, que é o que utiliza-se comumente.

Do ponto de vista filosófico, celebrar o Hanukkah para os judeus significa celebrar a vitória da luz sobre a escuridão, fazendo uma metáfora sobre o bem que vence o mal. Ele também celebra a vitória da pureza sobre a degeneração e da espiritualidade sobre o materialismo.

Entretanto, o Hanukkah também celebra a luta da comunidade judaica pelo direito de praticar a sua religião livremente.

Embora seja a celebração mais famosa, para a religião judaica, a festividade do Hanukkah é considerada uma das menos importantes do judaísmo. Entretanto, por coincidir com as festividades cristãs do natal, a celebração acabou ganhando mais popularidade, por se assemelhar com o festejo natalício.

Durante as comemorações, as famílias se reúnem, as crianças ganham presentes (um para cada dia da festa) e existem algumas comidas tradicionais que são servidas durante o Hanukkah, como as latkes (panquecas de batata) e os sufganyots (sonhos recheados com geleia).

O termo hanukkah ou chanucá tem origem hebraica e significa "dedicação" ou "inauguração".

Veja mais sobre o Judaísmo.

Data de atualização: 18/12/2017. O significado de Hanukkah está na categoria: Religião