Significado da Estrela de Davi

O que é a Estrela de Davi:

Estrela de Davi é um símbolo também conhecido como escudo de Davi usado por seguidores do Judaísmo. É um símbolo que apresenta diversas interpretações e que está presente em várias manifestações culturais e religiosas.

Em hebraico, a expressão Estrela de Davi é "Magen David", que significa escudo de Davi. É um símbolo de realeza, e antigamente vários guerreiros do povo de Israel usavam esse símbolo nos seus escudos durante as batalhas.

Estrela de Davi

A estrela de Davi também é conhecida por algumas pessoas como Selo de Salomão, que foi filho de Davi e considerado o rei mais rico e sábio de Israel.

É um símbolo de grande valor para os judeus e israelitas, e faz parte da bandeira de Israel, conforme é possível ver na imagem acima.

Apesar disso, nem todos os israelitas são a favor da Estrela de Davi na bandeira de Israel, porque nem todos seguem o Judaísmo. Críticos indicam que esse símbolo designa um Estado sionista, o que não corresponde às crenças e ideologias de uma parte do país.

Uma das interpretações mais comuns mostra que símbolo é constituído por dois triângulos porque no alfabeto hebraico usado na época do Rei Davi o nome "Davi" era constituído por três letras, Dalet, Vav e Dalet, sendo que a letra Dalet tem uma forma triangular. Assim, a Estrela de Davi é formada pela sobreposição de duas das três letras do nome Davi.

Outra interpretação é que um dos triângulos representa o homem e as suas três vertentes (corpo, alma e espírito) e o outro remete para Deus e os seus vértices expressam a Santíssima Trindade (Deus Pai, Filho e Espírito Santo).

Na Cabala, por exemplo, a Estrela de Davi remete para o confronto do bem contra o mal, do espiritual contra o físico. Além disso, os doze lados da estrela podem representar as doze tribos de Israel.

Durante o holocausto, os nazistas identificavam os judeus que se encontravam nos campos de concentração através da representação da Estrela de David nas suas roupas.

Estrela de Davi escrito “Jude”, usadas nos campos de concentração
Estrela de Davi escrito "Jude" (Judeu), utilizadas nos uniformes dos campos de concentração nazistas

Estrela de Davi e Umbanda

Com o passar dos anos, várias religiões ou seitas começaram a usar o símbolo da Estrela de Davi, dando-lhe um novo significado. Esse é o caso da Umbanda que indica que cada vértice dos triângulos está relacionado com uma entidade umbandista.

Estrela de Davi, maçonaria e ocultismo

Segundo o escritor maçônico Nicola Aslan, a Estrela de Davi é a representação visual de uma classe de símbolos da maçonaria, relacionados com Deus, a criação e perfeição.

Algumas pessoas relacionam a Estrela de Davi com o ocultismo, no entanto não há provas que a sua origem esteja ligada com o ocultismo.

Por vezes, existe a confusão entre a Estrela de Davi (que no seu interior tem um hexágono), uma estrela de seis pontas, com o Pentagrama, uma estrela de cinco pontas que no seu interior tem um pentágono e tem vários significados esotéricos.

Leia tudo sobre judaísmo.

Atualizado em