Significado de Pagão

O que é Pagão:

Pagão é toda a pessoa ou coisa que não está relacionada com o batismo do ponto de vista do judaismo, cristianismo e islão, mas que segue e adota rituais de religiões politeístas

A pessoa pagã é aquela que segue o paganismo, termo este usado para se referir aos costumes e tradições do xamanismo, panteismo, animismo e politeísmo, ou seja, a crença em múltiplos deuses.

O conceito atual sobre o indivíduo pagão e o paganismo, de modo geral, foi criado sob a perspectiva do monoteísmo (crença em um único Deus), principalmente o cristão. 

De acordo a Bíblia, o pagão é descrito como aquele que não adora o Deus verdadeiro, mas sim "falsos deuses" que desviam as pessoas para um caminho de pecados.

Saiba mais sobre o Politeísmo

Ainda segundo os preceitos cristãos, os pagãos são considerados hereges, pois questionam e não acreditam nas Sagradas Escrituras e nos demais dogmas pregados pelas doutrinas cristãs.

Todos os cultos e louvores aos elementos da natureza ou às figuras que não estão relacionadas com o Deus cristão, são considerados rituais pagãos, como o Halloween e o Dia dos Mortos, por exemplo.

Vale destacar que para os cristãos, os judeus e os muçulmanos, após a passagem de Cristo pela Terra, não são tratados como pagãos, mas sim como infiéis. Já os judeus antes de Cristo não são considerados pagãos e nem infiéis, no entanto não têm o direito de ir para o Céu, muito menos para o Inferno.

Veja também o significado de Herege.

Etimologicamente, a palavra "pagão" se originou a partir do latim paganus, que significa "aldeão", ou seja, uma pessoa que vive numa aldeia rústica. A partir do século IV, no entanto, este termo passou a ser usado pelos cristãos para se referir aos indivíduos que ainda acreditavam nos antigos deuses romanos. Nesta última acepção, o uso da palavra pagão era tida como pejorativa. 

O significado de Pagão está na categoria: Religião