Significado de Pega-pega

O que é Pega-pega:

Pega-pega, também chamado de pique-pega, é uma brincadeira muito famosa entre as crianças. É um jogo simples no qual um dos jogadores é o pegador e os outros precisam fugir para não serem pegos.

Brincar de pega-pega é muito simples, não é preciso de materiais e como tem regras muito fáceis, pode ser jogado por crianças de todas as idades.

Pega-pega

O mais importante para um jogo de pega-pega é ter um local adequado para que as crianças tenham espaço suficiente para correr e se esconder. E se esse espaço for ao ar livre, é ainda melhor.

Também é importante que seja um lugar seguro, sem objetos que possam causar ferimentos nas crianças. Além disso, é importante sempre a supervisão de um adulto.

Os benefícios da brincadeira pega-pega

O pega-pega é uma brincadeira divertida para as crianças desde que começam a dar seus primeiros passos. Quando as crianças estão correndo, elas trabalham seu equilíbrio, coordenação motora e desenvolvem consciência corporal.

O pega-pega também desenvolve a cognição das crianças, pois é preciso pensar em estratégias para fugir e evitar ser pego. Também é possível fazer mudanças no jogo com o intuito de desenvolver outras habilidades.

Como funciona o pega-pega?

Geralmente, para jogar o pega-pega, uma criança é escolhida para ser a pegadora e as outras devem fugir. Quando uma das crianças é pega, ela passa a ser a nova pegadora e assim por diante.

Mas basta usar a criatividade para tornar esse jogo ainda mais divertido, veja algumas sugestões de jogos de pega-pega com outras dinâmicas:

Pega-pega corrente

Nesse estilo de pega-pega, sempre que o pegador encostar em uma criança, eles devem dar as mãos e juntos, correr atrás das outras crianças. A corrente das crianças vai se formando até que sobre apenas um jogador correndo, que será o vencedor.

Além de divertida, essa dinâmica ensina as crianças a trabalharem em equipe e a respeitarem os limites dos colegas.

Pega-pega pulando

Nesse jogo de pega-pega o pegador deve pegar os outros participantes, assim como a brincadeira original. A diferença nesse caso é que ao invés de correr, as crianças podem apenas saltar.

Pega-pega bola salvadora

Nesse pega-pega existe uma bola com a função de salvar os participantes. Aquele que estiver com a bola na mão, não poderá ser pego pelo pegador e a bola pode ser jogada entre os participantes sempre que alguém estiver em perigo.

Pega-pega por baixo da perna

Nesse jogo, aquele que for pego deve permanecer parado e com as pernas abertas. Para que ele possa voltar a jogar, outra criança que também está fugindo deve passar por baixo de suas pernas.

Veja também o significado de lúdico, jogo e jogos cooperativos.

Data de atualização: 17/11/2019.