Significado de Jogos Cooperativos

O que são Jogos Cooperativos:

Jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a ajuda entre as pessoas.

No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário. Sendo assim, faz com que a pessoa aprenda a se colocar no lugar do outro (empatia), e não priorizar apenas o seu lado.

Nos jogos eletrônicos, os jogos cooperativos, também chamados de co-op, necessitam da ajuda de companheiros para o sucesso na trama.

Qual é o objetivo dos jogos cooperativos?

Os jogos Cooperativos têm o objetivo de unir pessoas e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros. As pessoas geralmente participam autenticamente, pois ganhar ou perder não é o que realmente importa, e sim o processo como um todo.

Assim, estimulam a vontade de continuar jogando, e aceitar todos como são verdadeiramente.

O jogo cooperativo também ajuda as pessoas a se libertarem da competição. Seu objetivo maior é a participação de todos por uma meta em comum, sem qualquer tipo de agressão, trabalhando em prol do grupo.

O que mais importa nesses tipos de jogos é a colaboração de cada indivíduo do grupo, e o que cada um tem para oferecer no momento da atividade. É reforçada a noção de grupo, porque uma determinada tarefa é cumprida de forma mais eficaz com a ajuda dos vários elementos da equipe.

Quais são os benefícios dos jogos cooperativos?

Embora a vitória não seja garantida, um jogo cooperativo garantirá que cada participante possa se divertir muito do começo ao fim. Como bônus, ajuda a ensinar às crianças a importância da empatia e do trabalho em equipe.

Os jogos são um cenário divertido para a aprendizagem porque possuem um universo próprio, com suas próprias regras, valores e formas de interação entre as pessoas.

Alguns desses jogos podem também atuar como atividades de construção e reforço de confiança para adultos no local de trabalho.

Além disso, a participação nesses jogos pode ajudar crianças antissociais ou agressivas a canalizar suas energias para a resolução das tarefas, tornando-as mais calmas e relaxadas no ambiente escolar.

Exemplos de jogos cooperativos

Caneta na garrafa

Esse é um dos jogos cooperativos mais tradicionais, consiste no desafio de fazer uma caneta passar pelo gargalo de uma garrafa. Para isso, a caneta é amarrada por diversas linhas de barbante e cada ponta entregue a um membro da equipe.

Nesse tipo de jogo o resultado é sempre coletivo. A equipe precisa coordenar seus movimentos para que o objetivo seja alcançado.

Esporte cooperativo

Esse modelo de jogo cooperativo tem por base qualquer modalidade esportiva, entretanto, o objetivo principal não é a vitória, mas participação de todos.

Por exemplo, os gols ou pontos para serem validados devem contar com a participação de todos os membros. Também pode haver uma troca constante entre integrantes das equipes.

Vôlei Infinito e Altinha

Esses jogos possuem como objetivo a manutenção da bola no alto pelos participantes. Além de estimular a cooperação, tanto o vôlei infinito como a altinha são formas de exercitar e desenvolver os fundamentos do vôlei e do futebol, respectivamente.

Veja também o significado de:

Data de atualização: 07/04/2021.