Significado de Jogos recreativos

O que são Jogos recreativos:

Jogos recreativos são jogos lúdicos ou jogos populares que têm como objetivo divertir os jogadores. Recreativo é algo que dá prazer ou diverte.

Os jogos recreativos têm como objetivo proporcionar recreação aos jogadores. Recreação é um substantivo que indica algo que é próprio para os momentos livres, uma paragem no trabalho para descansar e aliviar o estresse.

Alguns exemplos de jogos recreativos mais conhecidos são pega-pega, esconde-esconde, pega-bandeira, bambolê, amarelinha, peteca, pipa, corrida com saco, adoletá, carrinho de mão, dança das cadeiras, etc.

Antigamente os jogos recreativos estavam quase exclusivamente relacionados com exercício físico, no entanto, mais tarde, jogos com um componente mais didática e teórica (como xadrez e damas) também foram designados como recreativos. Atualmente, muitos jogos recreativos são resultado das novas tecnologias e podem ser jogados na internet.

Jogos recreativos e Educação Física

No âmbito da educação física, frequentemente os jogos recreativos são associados a esportes como o futebol, futsal, vôlei e basquete. Apesar disso, muitas vezes os jogos recreativos não são esportes, porque não têm a vertente da competitividade, e o mais importante não é ganhar, e sim participar e se divertir.

Jogos recreativos na Educação Infantil

Os jogos recreativos têm um papel muito importante para crianças entre os 0 e 6 anos e também crianças do Ensino Fundamental.

Atividades lúdicas proporcionam desenvolvimento psicomotor (cognitivo e físico) das crianças, facilitando a aprendizagem dos conteúdos que fazem parte do programa estipulado. A vantagem é que a aprendizagem ocorre enquanto a criança se diverte.

Quando jogados em grupos, os jogos recreativos melhoram o sentido de cooperação porque incentivam o trabalho em equipe, algo essencial em muitos postos de trabalhos.

Veja também:

Data de atualização: 15/10/2014.