Significado de Pentágono

O que é Pentágono:

Pentágono - forma geométricaPentágono é uma figura geométrica formada por cinco ângulos e lados. Também é o nome da sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, símbolo das Forças Armadas dos EUA.

Nos estudos da geometria, os pentágonos (polígonos de cinco lados), podem ser divididos em regulares e irregulares. No caso de um pentágono regular, todos os lados e ângulos são de igual tamanho, sendo cada ângulo interno com a medida de 180º.

Por outro lado, os pentágonos irregulares são aqueles com lados diferentes ou lados diferentes. Lembrando que, com exceção do triângulo, todos os polígonos podem ser equiláteros e não equiângulos, e vice-versa.

Ver também: significado de Pentagrama e Polígono.

O Pentágono nos Estados Unidos

O Pentágono

O Pentágono (The Pentagon, em inglês) é a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América, considerado o símbolo da segurança nacional estadunidense.

O Pentágono está localizado em Virgínia, no condado de Arlington, em Washington, DC. Atualmente, este é tido como um dos maiores edifícios de escritórios do mundo, com uma área total de aproximadamente 600 mil metros quadrados.

O edifício do Pentágono foi construído durante a Segunda Guerra Mundial, sendo esta o principal motivo para a sua criação, e foi inaugurado oficialmente em janeiro de 1943.

Assim como as “torres gêmeas” do World Trade Center, o Pentágono também foi alvo dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. Um avião sequestrado pelos extremistas islâmicos (filiados à al-Qaeda) se chocou com o lado oeste do prédio, matando um total de 189 pessoas.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos é chamado de “Pentágono” por ter a sua estrutura semelhante ao símbolo geométrico.

Data de atualização: 21/12/2018.