Significado de Pergunta retórica

O que é Pergunta retórica:

Pergunta retórica é uma interrogação que não tem como objetivo obter uma resposta, mas sim estimular a reflexão do individuo sobre determinado assunto.

A pessoa que faz uma pergunta retórica já sabe a resposta do questionamento feito, visando ajudar o destinatário da interrogação a refletir ou a entender determinado tema, assunto ou situação.

A pergunta retórica pode possuir um caráter de ironia ou sarcasmo.

Saiba mais sobre o sarcasmo e ironia.

Em uma pergunta "normal", o indivíduo busca obter uma informação ou resposta sobre algo que desconhece, por exemplo: "Onde fica a Avenida da Liberdade?"; "Quantos anos você tem?" ou "Quem ganhou a corrida de ontem?"

Já no caso da pergunta retórica, o interlocutor não deseja obter uma resposta, mas sim reforçar uma ideia ou crítica sobre algo ou alguém. Muitas vezes, o próprio interlocutor acaba por responder a pergunta retórica. Exemplo: "Onde vamos parar com tanta violência?"; "Acha que eu sou bobo?" ou "Você acha que eu nasci ontem?".

Pergunta capciosa

Uma pergunta capciosa, ao contrário da pergunta retórica que visa o reforço de uma crítica ou informação, tem a finalidade de enganar ou iludir uma pessoa. A pergunta capciosa normalmente é feita com malícia ou maldade.

Veja também o significado de Retórica.

Data de atualização: 05/06/2019.