Significado de Sarcasmo

O que é Sarcasmo:

O sarcasmo é uma figura de linguagem utilizada para afrontar ou ofender alguém, ou um grupo. De uma maneira geral, o sarcasmo é utilizado para ridicularizar o outro, utilizando uma linguagem agressiva.

Sarcasmo é uma palavra com origem no grego sarkasmós que significa zombaria, gozação, deboche.

Uma pessoa sarcástica costuma deixar claro a utilização de hostilidade em seu discurso, mesmo que de forma indireta. Exemplo: “Estou procurando na minha agenda o dia em que pedi sua opinião sobre a minha vida.”

Um indivíduo sarcástico utiliza uma forma específica de falar, com o objetivo de ofender ou ridicularizar a outra pessoa.

Muitas vezes, a pessoa sarcástica também diz frases que aparentemente são elogios, mas com uma entonação que transmite o sarcasmo e a ofensa. Exemplo: “Nossa, como você é inteligente.”

Como figura de estilo, o uso do sarcasmo destaca-se na literatura e na arte de falar em público (oratória). Na literatura, a sátira é uma composição poética rica em sarcasmos, com o objetivo de apontar e ridicularizar os defeitos de uma sociedade, incidindo em um tema em particular.

Concluindo, o sarcasmo é um tipo de ironia mais amarga e provocatória, transformando-se quase num insulto.

A ironia é uma inversão do real significado de algo em determinado contexto. Quando se diz o contrário do que se pensa, por exemplo. Apesar da função de criticar e censurar algo ou alguém, a ironia é uma reação mais moderada que o sarcasmo.

Exemplos de sarcasmo

  • Senhora, tem um pouco de cara na sua maquiagem.
  • Espere um momento, estou tentando imaginar como você seria se tivesse cérebro.
  • O seu perfume é bom. Quanto tempo você esteve submerso nele?
  • Você precisa de um cirurgião plástico e não de um médico.
  • Estou procurando uma caixa para guardar sua opinião e depois joga-la fora.
  • Não sei do que você precisa mais: bom senso ou psiquiatra.
  • Você é inesquecível, por onde passa deixa uma marca desprezível.
  • Que discurso incrível o seu! Quanto tempo insignificante da sua vida você perdeu escrevendo?

Diferença entre sarcasmo e ironia

O sarcasmo é caracterizado por ter o objetivo de desprezar, ofender ou zombar de algo ou alguém. Consiste num tipo de ironia insultuosa.

Já a ironia é mais moderada, não tendo como propósito o teor zombatório do sarcasmo. A ironia representa a expressão de uma ideia que é o oposto daquilo que a pessoa realmente pensa.

Veja também:

Data de atualização: 24/02/2021.