10 Exemplos de Eufemismo

Igor Alves
Revisão por Igor Alves
Professor de Língua Portuguesa

O eufemismo é uma figura de linguagem que ocorre quando uma palavra ou expressão é usada em lugar de outra com o intuito de tornar a comunicação da mensagem a ser transmitida mais leve.

Essa substituição pode ser feita para dar um toque de comicidade à comunicação ou para evitar o uso de palavras impróprias, ofensivas e/ou de mau gosto. Visa também amenizar e atenuar uma mensagem que possa vir a causar algum tipo de mal-estar ou sentimento de desagrado. Confira 10 frases de exemplos de eufemismo:

1. Ele passou desta para a melhor.

No lugar de: ele morreu.

Embora um falecimento seja sempre algo desagradável de se comunicar, a utilização do eufemismo pode amenizar o peso da palavra "morreu", substituindo-a pela expressão "passou desta para a melhor".

A maneira como a informação é dada transmite a ideia de que a pessoa falecida estaria, agora, em um lugar melhor. De certa forma, isso poderia ajudar a consolar o receptor da mensagem.

2. Hoje estou naqueles dias.

No lugar de: hoje estou menstruada.

Embora não seja propriamente um tabu, falar sobre menstruação muitas vezes causa constrangimento a algumas pessoas.

Ao fazer referência ao período menstrual como “aqueles dias”, a informação não se perde, mas é expressa de uma forma menos explícita e mais sutil.

3. A filha dele trabalha na vida.

No lugar de: a filha dele trabalha na prostituição.

A palavra “prostituição”, apesar de não ser um vulgarismo, é um termo que remete diretamente a uma ideia de degradação moral.

A utilização do eufemismo no exemplo acima suaviza o “peso” da frase, de forma a que ela soe menos ofensiva.

4. Aquela mulher enriqueceu por meios ilícitos.

No lugar de: aquela mulher enriqueceu por ter roubado.

Em uma situação em que não se queira acusar diretamente uma pessoa de roubo, mas onde haja a necessidade de deixar claro que os recursos de tal pessoa não tenham sido conquistados de maneira honesta, pode-se recorrer ao eufemismo.

A figura de linguagem torna a comunicação da mensagem mais sutil.

5. Sua vizinha é desprovida de beleza.

No lugar de: sua vizinha é feia.

Gostos e opiniões são sempre muito relativos, mas fazer referência a alguém como “feia” pode ocasionar uma situação desagradável onde tal pessoa se sinta ofendida.

No entanto, para que a comunicação não se torne tão indelicada, é possível substituir o adjetivo “feia” por “desprovida de beleza”, de maneira a atenuar a forma de expressar opinião.

6. Acho que eles faltaram com a verdade.

No lugar de: acho que eles mentiram.

No exemplo acima, o interlocutor evitou o uso do verbo “mentiram” recorrendo ao eufemismo “faltaram com a verdade” para que a mensagem, embora mantenha o mesmo significado, soe menos ofensiva.

7. O jovem subtraiu a bolsa da senhora.

No lugar de: o jovem roubou a bolsa da senhora.

Assim como já foi referido anteriormente, acusar alguém de roubo pode gerar um certo desconforto. Ao substituir o verbo “roubou” por “subtraiu”, a mensagem é preservada, porém a comunicação torna-se mais sutil.

8. Elas vivem de caridade pública.

No lugar de: elas vivem de esmolas.

A palavra “esmolas” acaba por ter um quê de negativa por geralmente ser associada a uma situação de extrema pobreza. "Caridade pública", por sua vez, quase sempre remete à ideia de ajuda, solidariedade e apoio.

Apesar de ambas as opções serem usadas com o mesmo significado, o uso do eufemismo denota um sentido positivo.

9. Disse que os alunos tinham inteligência limitada.

No lugar de: disse que os alunos eram burros.

A expressão "eram burros", que é extremamente pejorativa, pode ser substituída pelo eufemismo "inteligência limitada".

Apesar de o sentido de ambas as opções ser o mesmo, o uso da palavra "inteligência" reduz, de certa forma, o impacto da mensagem a ser passada.

10. Sua irmã está um pouco cheinha.

No lugar de: sua irmã está gorda.

O uso da palavra "gorda" para fazer referência a uma pessoa é ofensivo e certamente ocasionaria um grande mal-estar se tivesse sido aplicado em comunicação direta com a pessoa em questão.

O eufemismo "cheinha", além de soar menos rude, transmite também alguma sutileza através do uso do diminutivo.

Saiba mais sobre eufemismo e figuras de linguagem.

Igor Alves
Revisão por Igor Alves
Educador desde 2009, professor de Língua Portuguesa licenciado pela Universidade Federal do Pará. Criador de conteúdos online desde 2021.
Outros conteúdos que podem interessar