10 Exemplos de Eufemismo

O eufemismo é uma figura de linguagem que ocorre quando uma palavra ou expressão é usada em lugar de outra com o intuito de tornar a comunicação da mensagem a ser transmitida mais leve.

Essa substituição pode ser feita para dar um toque de comicidade à comunicação ou para evitar o uso de palavras impróprias, ofensivas e/ou de mau gosto. Visa também amenizar e atenuar uma mensagem que possa vir a causar algum tipo de mal-estar ou sentimento de desagrado.

Confira abaixo 10 exemplos que ilustram o uso do eufemismo:

1. Ele passou desta para a melhor.

No lugar de: ele morreu.

Embora um falecimento seja sempre algo desagradável de se comunicar, a utilização do eufemismo pode amenizar o peso da palavra "morreu", substituindo-a pela expressão "passou desta para a melhor".

A maneira como a informação é dada transmite a ideia de que a pessoa falecida estaria, agora, em um lugar melhor. De certa forma, isso poderia ajudar a consolar o receptor da mensagem.

2. Hoje estou naqueles dias.

No lugar de: hoje estou menstruada.

Embora não seja propriamente um tabu, falar sobre menstruação muitas vezes causa constrangimento a algumas pessoas.

Ao fazer referência ao período menstrual como “aqueles dias”, a informação não se perde, mas é expressa de uma forma menos explícita e mais sutil.

3. A filha dele trabalha na vida.

No lugar de: a filha dele trabalha na prostituição.

A palavra “prostituição”, apesar de não ser um vulgarismo, é um termo que remete diretamente a uma ideia de degradação moral.

A utilização do eufemismo no exemplo acima suaviza o “peso” da frase, de forma a que ela soe menos ofensiva.

4. Aquela mulher enriqueceu por meios ilícitos.

No lugar de: aquela mulher enriqueceu por ter roubado.

Em uma situação em que não se queira acusar diretamente uma pessoa de roubo, mas onde haja a necessidade de deixar claro que os recursos de tal pessoa não tenham sido conquistados de maneira honesta, pode-se recorrer ao eufemismo.

A figura de linguagem torna a comunicação da mensagem mais sutil.

5. Sua vizinha é desprovida de beleza.

No lugar de: sua vizinha é feia.

Gostos e opiniões são sempre muito relativos, mas fazer referência a alguém como “feia” pode ocasionar uma situação desagradável onde tal pessoa se sinta ofendida.

No entanto, para que a comunicação não se torne tão indelicada, é possível substituir o adjetivo “feia” por “desprovida de beleza”, de maneira a atenuar a forma de expressar opinião.

6. Acho que eles faltaram com a verdade.

No lugar de: acho que eles mentiram.

No exemplo acima, o interlocutor evitou o uso do verbo “mentiram” recorrendo ao eufemismo “faltaram com a verdade” para que a mensagem, embora mantenha o mesmo significado, soe menos ofensiva.

7. O jovem subtraiu a bolsa da senhora.

No lugar de: o jovem roubou a bolsa da senhora.

Assim como já foi referido anteriormente, acusar alguém de roubo pode gerar um certo desconforto. Ao substituir o verbo “roubou” por “subtraiu”, a mensagem é preservada, porém a comunicação torna-se mais sutil.

8. Elas vivem de caridade pública.

No lugar de: elas vivem de esmolas.

A palavra “esmolas” acaba por ter um quê de negativa por geralmente ser associada a uma situação de extrema pobreza. "Caridade pública", por sua vez, quase sempre remete à ideia de ajuda, solidariedade e apoio.

Apesar de ambas as opções serem usadas com o mesmo significado, o uso do eufemismo denota um sentido positivo.

9. Disse que os alunos tinham inteligência limitada.

No lugar de: disse que os alunos eram burros.

A expressão "eram burros", que é extremamente pejorativa, pode ser substituída pelo eufemismo "inteligência limitada".

Apesar de o sentido de ambas as opções ser o mesmo, o uso da palavra "inteligência" reduz, de certa forma, o impacto da mensagem a ser passada. 

10. Sua irmã está um pouco cheinha.

No lugar de: sua irmã está gorda.

O uso da palavra "gorda" para fazer referência a uma pessoa é ofensivo e certamente ocasionaria um grande mal-estar se tivesse sido aplicado em comunicação direta com a pessoa em questão.

O eufemismo "cheinha", além de soar menos rude, transmite também alguma sutileza através do uso do diminutivo.

Saiba mais sobre eufemismo e figuras de linguagem.

Data de atualização: 27/09/2018. 10 Exemplos de Eufemismo está na categoria: Língua Portuguesa