Oximoro
Oximoro é uma figura de linguagem que coloca palavras de significados opostos lado a lado, criando um paradoxo que reforça o significado das palavras combinadas.
Era muito comum na retórica clássica e funciona ainda como recurso estilístico de poetas e escritores, bem usada quando quer representar ironia ou sarcasmo, como em "sábia ignorância".
Mas pode também ser um vício de linguagem, que deixa o texto rebuscado e em excesso, pouco claro para o leitor.
Exemplos de Oximoros
- Culpa inocente
- Silêncio Ensurdecedor
- Ilustre Desconhecido
- Morto-Vivo
- Doce Veneno
- Gentileza Cruel
Paradoxo ou Oximoro
Paradoxo, paradoxismo e oximoro são todos sinônimos para a mesma figura de linguagem, que consiste em colocar dois conceitos opostos para criar um novo sentido na expressão.
A principal característica do oximoro é o paradoxo, mas o paradoxo por si tem um significado mais abrangente. É um conceito que pertence à Filosofia, e quer dizer de tudo aquilo que contraria a lógica ou o que se tem como verdade.
Saiba mais sobre paradoxo.
Oximoro e Antítese
O oximoro pode ser considerado uma espécie de antítese. A antítese é a contraposição de ideias que reforça a dualidade na expressão, como o amor/ódio, o nascer/morrer. Já o oximoro é a figura de linguagem que usa palavras isoladas de sentidos opostos para formar uma nova interpretação.
Assim como o paradoxo, a antítese tem um significado mais amplo, representando uma construção de pensamento muito bem aproveitada pela literatura e a filosofia.
Saiba mais sobre antítese.
Oxímoro ou Oximoro
As duas formas escritas, oxímoro ou oximoro, são aceitas pela língua portuguesa e dizem respeito à mesma palavra.
A acentuação varia conforme a pronúncia da palavra. Há linguistas que defendem a pronúncia a partir do vocábulo grego, oxymoron, uma proparoxítona, tem como sílaba tônica "oxi" e, portanto, deve ser acentuada.
Enquanto outros estudiosos do português seguem preferencialmente a pronúncia latina, em que a sílaba tônica está no "mo", tornando-a uma paroxítona não acentuada.
Veja também:
- 10 exemplos de eufemismo
- Significado de Pergunta retórica
- Sarcasmo (com exemplos)
- Antítese (figura de linguagem)
- Ironia: o que é e significado
- Metáfora: o que é e o que significa (com exemplos)
- Ironia (Figura de Linguagem)
- Sarcasmo e Ironia
- 12 exemplos de ironia e seus significados (figura de linguagem)
- Paradoxo (com exemplos)