Significado de Oximoro

O que é Oximoro:

Oximoro é uma figura de linguagem que coloca palavras de significados opostos lado a lado, criando um paradoxo que reforça o significado das palavras combinadas.

A palavra oximoro vem do grego oxymoron, que é formada pela combinação de oxys, que significa intenso ou agudo, e moron, que é tolo.

Era muito comum na retórica clássica e funciona ainda como recurso estilístico de poetas e escritores, bem usada quando quer representar ironia ou sarcasmo, como em "sábia ignorância".

Mas pode também ser um vício de linguagem, que deixa o texto rebuscado e em excesso, pouco claro para o leitor.

Paradoxo ou Oximoro

Paradoxo, paradoxismo e oximoro são todos sinônimos para a mesma figura de linguagem, que consiste em colocar dois conceitos opostos para criar um novo sentido na expressão.

A principal característica do oximoro é o paradoxo, mas o paradoxo por si mesmo tem um significado mais abrangente. É um conceito que pertence à Filosofia, e quer dizer de tudo aquilo que contraria a lógica ou o que se tem como verdade.

Saiba mais sobre o conceito de paradoxo.

Exemplos de Oximoros

  • Culpa inocente
  • Silêncio Ensurdecedor
  • Ilustre Desconhecido
  • Morto-Vivo
  • Doce Veneno
  • Gentileza Cruel

Oximoro e Antítese

O oximoro pode ser considerado uma espécie de antítese. A antítese é a contraposição de ideias que reforça a dualidade na expressão, como o amor/ódio, o nascer/morrer. Enquanto que o oximoro é a figura de linguagem que usa palavras isoladas de sentidos opostos para formar uma nova interpretação.

Assim como o paradoxo, a antítese tem um significado mais amplo, representando uma construção de pensamento muito bem aproveitada pela literatura e a filosofia.

Saiba mais sobre o significado de antítese.

Oxímoro ou Oximoro

As duas formas escritas, oxímoro ou oximoro, são aceitas pela língua portuguesa e dizem respeito à mesma palavra.

A acentuação vai variar conforme a pronúncia da palavra. Há lingüistas que defendem a pronúncia a partir do vocábulo grego, oxymoron, que é uma proparoxítona, tem como sílaba tônica "oxi" e portanto deve ser acentuada. Enquanto outros estudiosos do português seguem preferencialmente a pronúncia latina, em que a sílaba tônica está no "mo", tornando-a uma paroxítona não acentuada.

O significado de Oximoro está na categoria: Língua Portuguesa