Significado de Redundância

O que é Redundância:

Redundância é um substantivo feminino que caracteriza aquilo que é dito ou feito em excesso, tornando-se repetitivo.

Sua origem vem do latim redundantĭa e redundare, que significa “voltar”.

A redundância se refere a alguma situação em que as informações já tenham sido dadas e que novamente voltam a ser mencionadas em outro momento.

Exemplo: "O diretor falou durante quatro horas seguidas o que poderia ter dito em 40 minutos".

Na gramática, a redundância está ligada ao discurso que utiliza diferentes palavras para expressar uma mesma ideia ou raciocínio. Normalmente utiliza-se vícios de linguagem muito comuns como: subir para cima, encarar de frente, metades iguais, há anos atrás, entre outros.

Exemplo: "Roberto neste momento fala sobre o panorama geral da situação da empresa".

A palavra também pode substuída por sinônimos como prolixidade, pleonasmo, repetição. Já o oposto da redundância é a brevidade, a concisão, a objetividade.

Quando uma pessoa utiliza expressões diferentes para se referir à mesma ideia, dizemos que esta é uma pessoa redundante.

Veja o significado de redundante.

Redundância e Pleonasmo

A redundância também pode estar relacionada com o uso do pleonasmo, figura de linguagem que intensifica a ideia de um termo através da repetição das palavras ou da própria ideia contida nele.

Veja mais sobre o significado de pleonasmo.

Redundância na informática

Para o setor de informática, a redundância é a maneira mais prática de se dar continuidade a um sistema de alta disponibilidade. Ela mantém o perfeito funcionamento do sistema mesmo quando ele apresenta falhas em algum dos seus componentes ou quando ele apresenta uma sobrecarga do sistema.

Um exemplo de redundância na informática é quando o sistema de um banco sai do ar. Ela é utilizada para dar continuidade no processo que teria sido paralisado.

Data de atualização: 09/08/2017.