Significado de Punk

O que é Punk:

Punk é um movimento artístico de contracultura, disseminado principalmente através da música e da sua ideologia que defendia o antiautoritarismo, a liberdade anárquica, a oposição ao consumismo, entre outros pensamentos revolucionários.

O movimento punk surgiu a partir da atitude comportamental de algumas bandas norte-americanas (Estados Unidos), que no início da década de 1970 pregavam a aversão aos valores burgueses predominantes na época.

Pelo fato de se opor a todos os padrões sociais vigentes, o punk ficou conhecido como um movimento de contracultura, principalmente ao agir de modo oposto ao discurso e estilo pregado pelos hippies. Para os punks, sentimentos como o pessimismo, a revolta, a ira e a rebeldia faziam parte do processo de reforma político-social.

Mesmo tendo suas raízes nos Estados Unidos, a cultura punk só se consolidou na Grã-Bretanha, em meados dos anos 70. Nesta fase, as músicas das bandas punk relatavam a insatisfação perante o regime governamental, retratando a decadência e miséria econômica que os jovens enfrentavam.

Ao contrário dos punks norte-americanos, os ingleses que ingressaram neste movimento eram de famílias bastante pobres e se revoltavam contra o sistema político-econômico que negligenciava as classes financeiramente menos favorecidas.

Outra característica particular do movimento punk foi a filosofia do “faça você mesmo” (DIY ou “do it yourself”), um pensamento que seguia o mesmo caminho das ideias de liberdade e do anticonsumismo.

Saiba mais sobre o significado do DIY.

Originalmente, a palavra inglesa punk era utilizada para se referir a um “prostituto” ou um “jovem que não tem compromissos com a vida”.

Algumas das bandas de punk rock que mais se destacaram no cenário musical deste movimento foram: Sex Pistols, The Ramones, The Clash, Velvet Underground e New York Dolls.

No Brasil, atualmente, punk também é interpretado como uma gíria, que é utilizada para representar que determinada situação, ocasião ou pessoa é difícil ou complicada.

Exemplo: “A festa de ontem foi punk” / “O seu bairro é mais punk que o meu”.

Aliás, o movimento punk no Brasil foi de grande significância no combate contra o regime militar, que imperava no país naquela época. Devido a censura, as músicas das bandas punk apenas começaram a se disseminar entre os brasileiros no final da década de 1970.

Ver também: o significado do Rock and Roll.

Estilo punk e moda punk

Em termos estéticos, o movimento punk ganhou um estilo visual bastante particular que, posteriormente, passou a ser conhecido como moda punk.

Normalmente, os punks usam roupas com aspecto desgastado, com alfinetes, lenços e calças jeans rasgadas ou justas, além das jaquetas de couro com pathworks, botas pretas, piercings, correntes, corte de cabelo moicano (que pode ser colorido), entre outros acessórios que visam transmitir um visual agressivo, violento e intimidador.

O pensamento do DIY foi de grande influência na moda punk, assim como em várias vertentes do design contemporâneo.

Roda punk

Também conhecido como mosh, a roda punk pode ser considerada um tipo de dança, típica nos festivais e shows de bandas de punk rock, heavy metal ou outros gêneros musicais com sonoridade mais agressiva.

Os participantes foram uma roda e ficam andando, girando, chutando, e dando cotoveladas nas outras pessoas que também está no círculo. 

Ver também: o significado do Anarquismo.

Data de atualização: 06/02/2017. O significado de Punk está na categoria: Geral