5 características de uma pessoa anarquista

Uma pessoa anarquista defende e segue os princípios do anarquismo, que é um sistema político que se opõe a toda e qualquer forma de domínio ou autoritarismo.

Os anarquistas não são contra a organização social, mas não concordam que ela seja imposta e nem que alimente o domínio de um grupo sobre outro.

Alguns anarquistas famosos na história são William Godwin, Gerard Winstanley, Max Stirner, Pierre-Joseph Proudhon, Michael Bakunin e Peter Kropotkin.

Confira 5 características de uma pessoa anarquista:

1. Defende a liberdade

liberdade_caract_anarquista

Uma pessoa anarquista defende a liberdade, mas isso não significa que ela seja a favor de uma liberdade irresponsável onde cada um faz o que quer e no momento que deseja.

Os anarquistas defendem que a liberdade do indivíduo não esteja subordinada a nada e nem a ninguém.

O conceito anarquista de liberdade abrange também a liberdade de consumo, pois para os anarquistas os meios fundamentais de produção devem ser de propriedade comum e não apenas de uma minoria privilegiada.

2. É contra qualquer tipo de domínio ou autoridade

homem dando ordem

A dominação imposta, seja ela de qualquer tipo, é uma prática contrária aos conceitos anarquistas.

Os anarquistas acreditam que os indivíduos podem se organizar de forma eficiente sem que, para isso, precisem ser de alguma forma controlados. 

De acordo com os preceitos dos anarquistas, o que determina o convívio entre as pessoas é a vontade e a razão de cada uma delas.

3. Considera que o Estado deve ser abolido

anarquismo_símbolo_fundo_preto

Justamente por serem contra qualquer forma de domínio, autoridade ou hierarquia, os anarquistas são contra o poder estatal e defendem o fim do Estado.

Isso não quer dizer que uma pessoa anarquista seja apologista da desordem. Na verdade, os anarquistas defendem a criação de instituições formadas pelo livre acordo entre cidadãos.

Para eles, sem a opressão do autoritarismo, os resultados dos esforços dos cidadãos tornariam a sociedade mais fraterna e igualitária.

4. Não concorda com a existência de classes sociais

rico pobre RJ

Para um anarquista, a existência de classes sociais já denota uma relação de domínio onde algumas classes serão superiores a outras.

A divisão da sociedade em classes sociais acaba por impor uma organização de vida que favorece os interesses de uma minoria em detrimento dos interesses da maioria.  

Essa lógica é totalmente contrária ao ideal anarquista, que defende que a sociedade deve ser igualitária e justa.

Para uma pessoa anarquista, todos devem ter os mesmos direitos. 

5. É contra o capitalismo

angry_boss_resized_final

Os anarquistas são contra o capitalismo, pois duas das principais características capitalistas são a propriedade privada e o trabalho assalariado.

Para que haja um trabalho assalariado, inevitavelmente haverá uma propriedade privada à qual os trabalhadores estarão ligados.

Consequentemente, haverá a relação de subordinação e hierarquia laboral, o que vai contra tudo aquilo que os anarquistas defendem.

Saiba mais sobre Anarquia e Anarquismo.

Data de atualização: 05/06/2018. 5 características de uma pessoa anarquista está nas categorias: Geral, Filosofia