Andrógino

Atualizado em

O que é uma pessoa andrógina:

Andrógino se refere ao que apresenta simultaneamente características do gênero masculino e feminino. É o termo utilizado para designar pessoas que possuem traços físicos tanto femininos, quanto masculinos.

Uma pessoa andrógina é aquela que apresenta uma ambiguidade em relação à sua aparência, o que pode, ou não, se refletir em seu comportamento.

A androginia está ligada ao estilo ou expressão. Aspectos como a moda, a maquiagem e forma como uma pessoa se expressa. Por exemplo: pessoas que tem um estilo de se vestir tanto masculino, como feminino.

Nas décadas de 1960 e 1970, um período marcado pela rebeldia, com o apogeu do rock 'n' roll como estilo de música e comportamento, a contestação dos padrões tradicionais gerou uma grande profusão do estilo andrógino entre os músicos e também na moda.

Bandas famosas como Led Zeppelin, The Doors, Kiss e no Brasil, Secos e Molhados, liderados por Ney Matogrosso, utilizavam do visual andrógino como crítica ao conservadorismo da sociedade.

Banda Secos e Molhados, foto em preto e branco
Apresentação do grupo Secos e Molhados com seu visual andrógino e contestador

A moda também utilizou-se da androginia para mesclar elementos tradicionalmente masculinos e femininos em sua produção.

A estilista Coco Chanel fui uma das precursoras desse movimento com a introdução de elementos masculinos, como os ternos e blazers no vestuário feminino.

foto da modelo Twiggy
A modelo Twiggy ficou famosa por seus traços andróginos e se tornou referência na moda do final da década de 1960.

Vale lembrar que a androginia não se refere a orientação sexual, ou seja, uma pessoa andrógina não necessariamente é gay, bissexual, lésbica ou outra identidade de gênero.

Também não deve ser confundido com pessoas não-binárias, que não se identificam com nenhum gênero específico.

Veja também: