Significado de Anarquia

O que é Anarquia:

Anarquia é uma teoria política que rejeita a existência de um governo. Trata-se de uma ideologia que não é a favor de nenhum tipo de hierarquia ou dominação imposta.

Ao contrário do que muitos pensam, no contexto político a palavra anarquia nada tem a ver com desordem e confusão.

O conceito de anarquia defende que a sociedade tenha sim uma organização social, porém, considera que ela não deva ser imposta e sim acordada entre os cidadãos. Não deve haver, por exemplo, uma divisão por classes sociais e nem o domínio de um grupo sobre outro.

A ideia central da anarquia é a de que sem a opressão do autoritarismo, a sociedade passaria a ser mais fraterna e igualitária, como resultado do esforço de cada cidadão.

O diferença entre anarquismo e anarquia é muito sutil. Enquanto a anarquia é a teoria, a ideia, o conceito, o anarquismo é o sistema político que os aplica.

Símbolos da Anarquia

Os principais símbolos dessa teoria política são uma bandeira preta e um "A" com um círculo em volta. Dos dois símbolos, o mais conhecido é o "A", que representa a palavra "anarquia", e o círculo (que na verdade é a letra "O") e representa a palavra "ordem". Sendo assim, a mensagem do símbolo é "Anarquia é ordem".

O preto uniforme da bandeira representa a negação a toda e qualquer forma de opressão. Essa cor foi adotada em oposição às bandeiras dos Estados, que costumam ser coloridas.

         símbolo_anarquia_A_com_círculo

Símbolo Anarquia é ordem

anarquia_bandeira_pretaBandeira da Anarquia

Anarquismo

O anarquismo é o sistema político que defende a anarquia e que, consequentemente, é a favor da liberdade individual. Esse sistema opõe-se a toda e qualquer forma de domínio ou autoritarismo.

Não há um consenso entre os historiadores sobre a origem do anarquismo. No entanto, considera-se que William Godwin tenha sido uma das primeiras pessoas a divulgar ideias anarquistas, através de uma proposta de transformação na forma organizacional da sociedade.

Veja algumas das principais ideias do anarquismo:

  • defende o fim do Estado
  • é totalmente contra o capitalismo
  • é a favor de uma organização social que dispense o Estado
  • defende a criação de instituições formadas pelo livre acordo entre cidadãos

Veja mais sobre capitalismo.

Relação entre Anarquismo, Comunismo e Socialismo

Anarquismo, comunismo e socialismo são ideologias políticas distintas, mas têm uma característica em comum: são contra o principal objetivo do capitalismo.

O capitalismo consiste no lucro e no acúmulo de riqueza (através do trabalho majoritariamente proletariado) visando a centralização de tais conquistas nas mãos dos donos das empresas.

A principal diferença entre a filosofia anarquista e as filosofias comunista e capitalista é que o comunismo e o socialismo buscam alterar o Estado em prol de uma realidade mais justa e equilibrada para o proletariado, para que ele também possa ter algum poder no processo laboral e para que as propriedades sejam coletivas.

Já o anarquismo pretende que o Estado seja completamente abolido por entender que qualquer forma de Estado equivaleria a autoritarismo e opressão.

Saiba mais sobre anarquismocomunismo e socialismo.

Principais Teóricos da Anarquia

Apesar de William Godwin e Gerard Winstanley serem considerados os primeiros a terem abordado a filosofia anarquista (séculos XVII e XVIII), foi em meados do século XIX que a anarquia teve seu maior destaque.

Isso aconteceu devido à expressão de quatro teóricos que reproduziram através da forma escrita, ideias que circulavam entre os trabalhadores. São eles Max Stirner, Pierre-Joseph Proudhon, Michael Bakunin e Peter Kropotkin.

A anarquia é de direita ou de esquerda na política?

No contexto político, os termos direita e esquerda surgiram no período da Revolução Francesa. Nessa época, os mais radicais se sentavam na tribuna da esquerda e os mais conservadores, na tribuna da direita.

Tendo em conta que a anarquia é contra toda e qualquer forma de Estado, fica excluída qualquer possibilidade de posicioná-la em uma das ideologias políticas referidas acima.

Tanto a direita quanto a esquerda são representadas por partidos que assumem o poder e o controle do Estado, ideia essa totalmente contrária ao conceito de anarquia.

Data de atualização: 04/04/2018. O significado de Anarquia está nas categorias: Geral, Filosofia